segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saiba tudo sobre como acabar com Chulé

O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é fortemente agravado pela falta de higiene, saiba mais em http://chule-acabar.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pai de Amy Winehouse é internado com Pedra na Vesícula

Amy Winehouse não escapou das lentes dos paparazzi enquanto fazia compras em um mercado no norte de Londres, nesta semana. Acompanhada de um bruta segurança particular, a cantora chamou a atenção ao aparecer no local usando uma saia curtinha. De acordo com a agência "Grosby", ela olhou algumas prateleiras e deixou o supermercado carregada de sacolas com doces.Longe dos palcos, Amy Winehouse tem aproveitado para se dedicar ao novo namorado, o cineasta Reg Traviss, e ao pai, Mitch. Na semana passada, ela foi fotografada enquanto visitava o pai no hospital. Ele foi internado depois de ser diagnosticado com pedra na vesícula. Na Espanha, onde viajou à trabalho, Mitch recebeu tratamento antes de embarcar para a Inglaterra com sintomas de gastroenterite.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fila do SUS deixa rapaz aguardando há três dias por cirurgia de Pedra na Vesícula

Em Cascavel, no Oeste do Paraná, um paciente aguarda, desde terça-feira (10), uma vaga para ser internado e passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Universitário (HU).
Com pedra na vesícula, o rapaz não come nada há três dias, porque precisa estar com o estômago vazio no momento em que conseguir atendimento. Mas ele não é o único a esperar na fila. Cerca de 50 pessoas aguardam por atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no local. O HU conta com 177 leitos do SUS, mas para atender todos os pacientes que necessitam do serviço seriam necessários pelo menos mais 100 leitos. Como é o único hospital da região que atende quadros mais complexos pelo SUS, os funcionários têm dificuldades para atender todos os pacientes.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPC TV, a coordenadora de internação do HU, Claudete Brixner, explicou que muitos pacientes, inclusive de outros municípios, são encaminhados pela Regional de Saúde ao HU porque não há determinadas especialidades nos hospitais de cidades vizinhas. Esta situação gera uma sobrecarga e a espera pelo atendimento pode durar semanas.

domingo, 8 de agosto de 2010

Pedra nos Rins

Dentro da linha de informar, com qualidade e precisão, convidamos a você, nosso leitor a conhecer nosso blog PEDRA NOS RINS http://pedra-nos-rins-dor.blogspot.com/

domingo, 1 de agosto de 2010

Café ajuda a evitar Pedra na Vesícula

De manhã cedo, vigiando a panela enquanto a água fervia para um café, me flagrei divagando sobre comidas que considero estranhas. Por exemplo: dá até para entender como descobriram a pipoca. Depois do incêndio no milharal, o sujeito saiu das cavernas e viu vários flocos branquinhos; desceu um goela abaixo e o resto é aquilo que você leva para comer no cinema.


Mas e os vegetais comestíveis? Quem foi o maluco que saiu mastigando cada matinho das redondezas para saber o que prestava ou não? Imagino as legiões de neandertais alucinados com cogumelos tóxicos e outros tantos escondidos nas moitas com gastrenterites lendárias que jamais saberemos.

Outra: quem foi o obcecado que descobriu a mandioca? Tente arrancar uma para você ter uma idéia do esforço. E depois socar aquilo em um pilão até virar farinha... Isso para não falar que a parte comestível, a raiz, pode conter substâncias altamente tóxicas. Só é possível distinguir as espécies venenosas em um laboratório – que certamente não estava disponível no neolítico. Felizmente, deixar a raiz da mandioca descascada em água por uma hora ou duas e depois cozinhar por mais uma hora em água fervendo a torna apta ao consumo.

Como a turma do tacape foi descobrir isso, não sou eu quem irá responder.

E chegamos ao café. Você tem que concordar, o café não é lá uma planta amigável: o fruto deve ser colhido, secado, torrado, moído e passado em água quase fervente. Em termos de otimização do gasto de energia, seria mais econômico simplesmente chupar uma laranja ao invés de torturar grãos de café. Mas não, tínhamos que inventar moda. Há 6 mil anos, sem shopping center, playstation ou revistinhas de palavras-cruzadas, todo o potencial de raciocínio ocioso do ser humano primitivo não poderia resultar em outra coisa, e fomos invadindo as intimidades da natureza.


Reza a lenda que o café foi descoberto na região de Caffa, Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou uma de suas cabras com um comportamento muito ativo e animado. Ao investigar, percebeu que a cabra saltitante havia comido algumas frutinhas amarelo-avermelhadas. É óbvio que não tardou para que Kaldi experimentasse uma infusão das frutas e descobrisse um excelente combustível para suas horas extras de pastoreio.

Estimulante


O extraordinário potencial estimulante do café sempre foi motivo de preocupação. Por isso, há alguns anos, ele vem sendo alvo de pesquisas para determinar seu potencial de risco para a saúde. Se você, como eu, não abre mão de um bom cafezinho, anote aí algumas excelentes notícias sobre os estudos mais recentes e outras desculpas para uma xícara a mais:


- O consumo moderado de café (4-6 xícaras por dia) diminui o risco de diabetes tipo 2, pedras na vesícula, câncer no intestino grosso, doença de Parkinson, mal de Alzheimer e reduz a incidência de cirrose em pessoas com doenças crônicas no fígado.


- O café melhora as funções cognitivas, a capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio e o desempenho em atividades físicas de resistência. Algumas pesquisas sugerem ainda que crianças que tomam café com leite diariamente apresentam uma incidência menor de depressão quando comparadas a crianças que não tomam a mesma mistura.


- Se você for apelar para um cafezinho para combater o sono, uma dica: ao invés de tomar de uma vez só aquela xícara de 5 litros, procure separar um pouco as tomadas ao longo do período em que deseja permanecer acordado. Prepare seu cafezinho e tome 6 colheres de sopa de hora em hora.


- Apesar de tantos benefícios, o café não é completamente inocente. Em excesso, ele pode causar indigestão, hipoglicemia, descontrole nos níveis de colesterol, problemas de fertilidade, nervosismo, ansiedade, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos e aumento do risco para osteoporose.


- Além disso, café vicia. Pessoas que têm o hábito de tomar quantidades generosas experimentam sintomas de abstinência quando tentam parar de uma vez. Estes sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, desânimo, dificuldade de concentração, irritabilidade e até mesmo depressão. O quadro de abstinência se inicia cerca de 12-24h após a última dose de café e pode se estender por até 10 dias.


Se preferir um resumo dessa história toda, guarde apenas isso: o café possui poucos riscos e muitos benefícios para sua saúde, mas o segredo está na moderação. Mantenha uma boa média diária com algumas gotas de adoçante ou pouquíssimo açúcar, e você certamente extrairá apenas a parte boa da história.


Agora deixa ir que a água está quase no ponto. Aceita uma xícara aí?

Aposentada afirma: “Tive pedra na vesícula por causa dessa água”

Abrir a torneira e ver jorrar água é privilégio distante a muitos cuiabanos. Agraciada pelo líquido em abundância, a Capital peca na distribuição. Em relatório elaborado pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), 97% dos lares cuiabanos são abastecidos por água, porém, de forma irregular.

Nem torneira nem água. Na casa de Francisca Ferreira Azevedo (31), moradora do bairro Dr. Fábio e mãe de cinco filhos em idade escolar, não existe rede de distribuição de água. Debaixo de um barraco, para beber o líquido, ela conta com a solidariedade de vizinhos. ”Essa situação é péssima. Pelo menos a água deveria ser à vontade”, aponta.

Na região norte de Cuiabá – na Grande Morada da Serra -, até quem pode construir poços artesianos anda passando por necessidades, devido ao período de estiagem. “Quando Deus manda a gente não compra água”, relata uma moradora. Além do problema da distribuição, em outras localidades a qualidade da água é inapropriada para o consumo porque é salobra.

Na avenida Governador Valadares, no bairro Alto da Serra, a moradora Fabiane Sena (37) teve que passar por cirurgia depois de consumir por um ano a água que vinha das torneiras. “Tive pedra na vesícula por causa dessa água”, confirma. Uma das vizinhas de Fabiane ainda diz que a água, por conter muitos resíduos, sempre entope o chuveiro e enferruja as torneiras.

Como saída, os moradores sempre compram água mineral e o custo mensal do líquido não sai por menos de R$ 40. Quando a água resolve aparecer nas torneiras, ela é usada para a limpeza da casa, lavagem das roupas, entre outros usos.

Se fosse precisar do poder público, talvez a empresária Rosângela Neide Belém (36) não teria aberto a lavanderia no bairro Dr.Fábio I, que emprega 11 pessoas e atende pousadas, hotéis e motéis em Cuiabá e Várzea Grande. Até no período de construção, Rosângela teve que comprar água para erguer a estrutura do estabelecimento, já que na rua onde mora a rede de distribuição instalada não funciona. “Eu tive que construir um poço caseiro e outros dois artesianos para dar conta da produção. Já teve água nos canos, mas isso já faz um bom tempo”, calcula.

Sem estrutura mínima de habitação, já é visível o abandono de muitas casas. Na frente da residência de Leidiane Souza Santos (28), dois vizinhos já se mudaram. “Só fica mesmo quem não tem opção”, aponta. A região em questão visitada pela reportagem é oriunda de invasão. Os moradores não possuem escritura das casas e, com isso, ficam impossibilitados de ter acesso ao serviço de distribuição da água.