sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pessoa que come carne tem maior possibilidade de desenvolver Pedra na Vesícula

É notório que as pedras, ou cálculos, surgem quando existe um desequilíbrio entre a quantidade de água ingerida e das substâncias presentes na bile, favorecendo a forte solidificação da mesma. Pode ocorrer simplesmente por falta de água ou pelo excesso de alguns dos componentes, particularmente carne, proteína, colesterol e pigmentos.

Países com grande cultura na ingestão de carne vermelha como Argentina (http://buenosairesturbr.blogspot.com.br) e Uruguai (http://conhecamontevideo.blogspot.com.br) tem altos índices de pessoas com este mal, já paises como o Chile (http://chileconheca.blogspot.com.br) que tem o saudável hábito do consumo de peixes, contam com estatísticas favoráveis nesse sentido.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sintomas mais comuns de Pedra na Vesícula

O sintoma mais comum de cálculos biliares é a dor na área do estômago ou na câmera parte superior direita da barriga, abaixo das costelas.

A dor pode:

     Iniciar repente no centro da barriga superior (região epigástrica) e se espalhou para a parte traseira superior direito ou área escápula. Geralmente é difícil ficar confortável. Movimentando-se não fazer a dor ir embora.
     Impedi-lo de tomar respirações normais ou profunda.
     Últimos 15 minutos a 24 horas. Dor contínua de 1 a 5 horas é comum.
     Comece a noite e ser grave o suficiente para acordá-lo.
     Ocorrem após as refeições.

Dor do cálculo biliar pode causar vômito, o que pode aliviar um pouco da barriga dor (abdominal) e pressão. Dor que ocorre com a febre, náuseas, vômitos e perda de apetite ou pode ser um sinal de inflamação ou infecção da vesícula (colecistite aguda). Os sintomas que podem significar que um cálculo biliar está bloqueando o ducto biliar comum incluem:

     Amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia).
     Urina escura.
     Fezes de cor clara.
     A febre e calafrios.

Há muitas outras condições que causam sintomas semelhantes, incluindo dor, azia causada por um ataque cardíaco, e problemas hepáticos. Estômago gripe (gastroenterite) e intoxicação alimentar também pode causar sintomas semelhantes aos cálculos biliares. Diarréia e vômito ocorrer com a gripe e intoxicação alimentar, mas a dor tende a ir e vir, em vez de ser constante. Além disso, a dor com essas condições pode ser sentida em todo o ventre, ao invés de em um ponto.

Dor de barriga que vai e vem (em vez de ser constante) e que ocorre com náuseas e vômitos e, eventualmente, uma febre moderada é mais susceptível de ser causada por virose ou uma intoxicação alimentar que por cálculos biliares. Isto é especialmente verdadeiro se os outros ao seu redor estão doentes com sintomas semelhantes.