quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vesícula Pedra

Uma radiografia pode provar as sombras região vesiculares de cálcio contendo pedras, mas apenas 10 por cento das pedras são radiopacos. Além disso, outros elementos podem ser confundidas com cálculos biliares, como calcificadas cartilagens costais, cálculos renais, ou linfonodos calcificados.
b. Ultra-sonografia abdominal é o melhor método para explorar a vesícula biliar. Isto, por seu conteúdo fluido e da sua proximidade com a parede abdominal, é facilmente explorável por ultra-som. Enquanto isso, os cálculos biliares, intensamente ecorrefríngentes são rapidamente investigada no lúmen vesicular. Assim, a ultra-sonografia é altamente sensível e específico para o diagnóstico de cálculos biliares, sem outro requisito que o paciente estar em jejum. Ele também fornece informações sobre a espessura da parede da vesícula biliar, o calibre do ducto biliar comum, a dimensão ea homogeneidade do parênquima hepático.
Possíveis achados ultra-sonográficos vesiculares são:
1. Vesícula biliar normal, de parede fina (menos de 3 mm de espessura) sem imagens ecogênicas dentro.
2. Imagens que geram "sombra acústica" ecogênico e mover-se com as mudanças de posição do paciente. Correspondem aos cálculos e pode ser facilmente detectada, mesmo que sejam pequenas.
3. Lumen vesicular indetectável, substituído por uma "sombra acústica" grande, o que corresponde a um ou mais cálculos que ocupam completamente.
O processo tem uma precisão superior a 95% de diagnóstico, com negativos aproximadamente falsos e falsos positivos de 3% a cerca de 2%.
3. Colecistografia oral foi por muitos anos o método padrão para explorar vesícula biliar radiologicamente. O paciente ingere um corante solúvel em gordura contendo iodo é absorvido, atinge o fígado, é extraído pela bílis hepatócito conjugado removida e concentrada na vesícula biliar. Se todas essas etapas forem cumpridas, a radiografia mostra uma sombra vesiculares densidade normal e uniforme. Na prática, um padrão colecistografia exclui o diagnóstico de urolitíase com certeza de 95%. Se a sombra da vesícula biliar não aparece no exame, ele é chamado de "exclusão vesicular" e pode ser devido a várias causas: o paciente não tomar o corante ou não em jejum, há falhas na absorção intestinal ou fracasso doença hepática ou icterícia obstrutiva lá (na verdade pacientes ictéricos com níveis de bilirrubina total superior a 2,5 mg, têm excreção canalicular pobre de contraste). Excluindo todas estas situações, o "vesicular exclusão" reflecte uma doença vesicular que impede a entrada de bílis (obstrução do canal cística) ou a sua concentração no lúmen (colecistite escleroatrofica).
Finalmente colecistografia pode mostrar uma pedra na vesícula comparados com imagens que aparecem como áreas transparentes dentro do vesicular sombra.
Atualmente usando colecistografia é excepcional, uma vez que tem sido substituído por ultra-sonografia.
A tomografia computadorizada não tem vantagens sobre a ultra-sonografia para explorar a vesícula biliar.