quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cirurgia de Vesicula

QUE TIPO DE PREPARO É NECESSÁRIO PARA A CIRURGIA DA VESÍCULA ?

A noite na véspera da cirurgia a partir da meia-noite deve permanecer me jejum absoluto.Tomar um banho à noite ou na manhã antes da cirurgia.Se você tem problemas de obstipação crônica avise seu cirurgião.Se você faz uso de medicações com doses diárias, converse com seu cirurgião para encontrar a melhor solução . Se faz uso de medicações anti-coagulantes ou aspirina não deixe de alertar o seu médico.

COMO É FEITA A RETIRADA DA VESÍCULA BILIAR?

O paciente é operado com anestesia geral.Feita uma pequena incisão no umbigo onde é introduzido uma agulha para encher a cavidade abdominal de um gás especial. A intensão é criar um espaço para que a cirurgia possa ser realizada.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Pedra na Vesícula, o diagnóstico

A história contada pelo paciente é bem característica, e orienta o pensamento do médico para o diagnóstico. Para a confirmação da presença dos cálculos realiza-se o exame de ultra-som. No caso dos cálculos biliares, como a maioria é formada de colesterol, eles não aparecem na radiografia, ao contrário dos cálculos renais (que são formados principalmente por cálcio e, como os ossos, aparecem à radiografia). Por isso o ultra-som é tão importante. No entanto, outros exames podem ser utilizados, como a cintilografia.

Exames de sangue podem ser solicitados quando há suspeita de alguma complicação da doença.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prefeito Iris Rezende passa por cirurgia e retira vesícula

Após ter sido internado no final de semana com fortes dores abdominais e náuseas, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), passou por uma vídeolaparoscopia na madrugada de ontem para desobstrução de uma suboclusão intestinal e retirada da vesícula. A repercussão sobre o estado de saúde de Iris, tido como possível candidato a governador em 2010, fez aliados se apressarem para minimizar o impacto político da cirurgia.

Lideranças do PMDB garantem que, apesar do susto, ele continua no páreo para disputar o governo do Estado. Ontem os médicos acalmaram os ânimos afirmando que o prefeito se recupera bem e deve ter alta até sábado.

Em entrevista coletiva na porta do Instituo de Neurologia de Goiânia, onde Iris está internado, o gastroenterologista Hélio Moreira, que acompanhou a cirurgia – o procedimento foi realizado pelo cirurgião Áureo Ludovico – garantiu que o procedimento foi um sucesso e que o peemedebista passa bem.

“O prefeito está apresentando uma recuperação extraordinária. Já está andando no quarto e deve voltar a se alimentar até amanhã (hoje). Creio que dentro de no máximo dez dias ele poderá retomar todas suas atividades normalmente”, disse Moreira.

O peemedebista havia sido internado na noite de domingo com fortes dores abdominais e vomitando muito, sintomas que os médicos diagnosticaram como fruto de uma suboclusão intestinal. Iris permaneceu no hospital tomando soro e medicamentos até as 14 horas de segunda-feira.

No dia seguinte, o prefeito deu expediente em seu gabinete durante a manhã, mas à tarde voltou a passar mal. Após se reunir com familiares e médicos, decidiu no início da noite se internar para fazer a cirurgia, realizada no decorrer da madrugada.

Vesícula
Durante o procedimento cirúrgico para desobstrução de parte do intestino, os médicos observaram que a vesícula estava inflamada e optaram por retirá-la. “Como retirar a vesícula é um procedimento hoje muito fácil, praticamente sem risco nenhum, o bom senso indicava que o melhor era já operá-lo agora”, diz Hélio.

A suboclusão intestinal, explicam os médicos, é fruto do acidente automobilístico que Iris sofreu em 1990, no qual perdeu o baço. Com o derramamento de sangue na cavidade abdominal, forma-se com o passar do tempo aderências no intestino que o obstruem parcialmente.

O prefeito tem recebido apenas a visita de familiares em seu quarto. No entanto, ainda hoje deve receber documentos da Prefeitura para assinar, informa a Secretaria de Governo. A urgência, dizem auxiliares, é para evitar a perda de prazos para captar recursos.

Ontem foi intensa a movimentação de autoridades e aliados políticos na porta do hospital. Todos procuravam minimizar a soma da cirurgia com a idade avançada – Iris completa 76 anos no próximo dia 22 – e afirmavam que ele retoma suas atividades administrativas e políticas assim que os médicos autorizarem.

“Problema de saúde todo mundo tem algum, seja calo no pé ou reumatismo. Mas isso não impede uma ação produtiva”, afirmou a deputada federal Iris Araújo. Os peemedebistas aproveitaram para difundir a tese de que os adversários estão espalhando boatos sobre a saúde do prefeito.

“A oposição até que gostaria que houvesse o afastamento do prefeito do processo político, mas garanto que ele tem uma disposição de sobra e a cirurgia que fez é relativamente simples”, disse o presidente regional do PMDB, Adib Elias.

“Sabia que existia tucano, mas urubu tucano eu nunca tinha ouvido falar”, ironizou o deputado estadual José Nelto (PMDB). “Por um lado, a cirurgia pode abalar um pouco sua disposição em se candidatar. Mas se a recuperação for um sucesso, pode estimulá-lo a sair aí doido pelo mundo”, pondera um auxiliar.

Os peemedebistas garantem que está mantida sua tradicional festa de aniversário, no dia 22. No entanto, recuaram de defender a tese colocada pelo próprio Iris de que o partido deveria definir ainda este ano a candidatura a governador. “Defendo abrir a discussão agora, mas não tem porque bater o martelo antes de fevereiro”, diz Nelto.

Assembleia
Na Assembleia Legislativa, deputados governistas e da oposição avaliam que o quadro de saúde de Iris não deve ser empecilho ao projeto político do peemedebista. “Não vejo motivo (para ele abandonar a disputa), pelo menos por enquanto”, diz Humberto Aidar (PT). “Quando a pessoa é pública surgem muitos comentários. Mas sou médico e sei que a situação é contornável”, afirma Helio de Sousa (DEM).

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Remédio caseiro para Pedra na Vesicula

Um ótimo remédio caseiro para eliminar as pedras na vesícula é o tratamento com óleo de rícino e água mineral sem gás. Durante um dia inteiro tome apenas água mineral sem gás , 100 ml a cada hora. Isso vai permitir que a vesícula relaxe reduzindo assim a infamação e a sensação dolorosa.
À noite tome 25 ml de óleo de ríccino, que facilmente se encontra em lojas que comercializam produtos naturais. Antes de deitar-se, tome uma xícara de chá de folhas de alface. No dia seguinte inicie a alimentação normal porém sem a presença e alimentos gordurosos, como queijos, leites, ovos, etc, Aguarde a reação do organisnismo em repouso sempre que for possível.
Adotar uma alimentação natural composta de saladas cruas e frurtas frescas é sempre uma excelente atitude para prevenir futuras crises. Os cálculos biliares podem provocar infecção no fígado e icterícia.