sábado, 2 de fevereiro de 2008

Pedra na Vesícula, o que é ?


CÁLCULO BILIAR (PEDRA NA VESÍCULA)


Para entender a natureza dos cálculos é útil conhecer a anatomia da vesícula e dos canais biliares. A vesícula é um órgão em forma de pêra que está abaixo do fígado no lado superior direito do abdômen. O fígado produz bile, um líquido amarelo necessário para ajudar na digestão de gorduras. Os ductos ou tubos, levam a bile do fígado para a vesícula, que se contrai periodicamente para lançar a bile dentro do intestino.


COMO FORMAM AS PEDRAS?


A bile é composta de uma variedade de substâncias, incluindo colesterol, sais biliares e certos pigmentos. A vesícula absorve a água da bile causando a sua concentração. Em algumas pessoas formam finos cristais de colesterol e pigmentos. Esses cristais crescem gradualmente até formar uma ou centenas de pedras. Cerca de 80% das pedras são compostas de colesterol e o restante são feitos de pigmentos, sais biliares e outras substâncias.


QUEM DESENVOLVE PEDRAS?


É mais freqüente em nosso meio a mulher, acima de 40 anos com filhos e obesa. A proporção no sexo masculino é menor. A perda rápida de peso produz pedras em algumas pessoas. A hereditariedade, idade, dieta e gravidez são provavelmente fatores importantes no desenvolvimento das pedras.


SINTOMAS


Muitos pacientes com pedras não tem sintomas. Cerca de 50% dos pacientes eventualmente experimentam um dos seguintes sintomas: - Cólica: A dor da cólica usualmente ocorre após a alimentação quando a vesícula se contrai. É freqüente também na alta madrugada. Durante a contração a saída da vesícula é obstruída por uma ou mais pedras, ou mesmo na saída para o intestino. Esta situação causa uma dor intermitente freqüentemente forte, que é sentida na região do estômago ou mesmo no lado superior direito do abdômen. A cólica pode ser de poucos minutos ou por várias horas. - Inflamação da vesícula: Ocasionalmente, as pedras irritam a vesícula provocando uma inflamação. Esta condição produz uma constante e severa dor na parte superior direita do abdômen. É conhecido como colecistite aguda. É uma condição séria. - Icterícia: Quando a pedra aloja-se na saída principal para o intestino, o fluxo da bile é bloqueado e não pode alcançar o intestino. Há uma volta da bile para o sangue. A pele torna-se amarelada, a urina escura e as fezes esbranquiçadas. - Outros sintomas: As pedras são freqüentemente acusadas de provocar indigestão, náusea e intolerância a alimentos gordurosos. Entretanto muitas pessoas que apresentam estes sintomas, não tem as pedras. Portanto o médico nem sempre está seguro de ser as pedras a causa desses sintomas.


DIAGNÓSTICO


O médico ou mesmo o paciente pode suspeitar a presença de pedras, simplesmente pelos sintomas. Um ultra-som é o exame mais adequado pela simplicidade, rapidez e pelo baixo custo. Outro fator importante é a inexistência de contra indicação. Neste exame ondas sonoras são dirigidas para dentro da vesícula mostrando a anatomia e a presença ou ausência das pedras.


TRATAMENTO


Como muitos pacientes com pedras não desenvolve sintomas, atualmente é controverso se há ou não indicação de tratamento. Quando o tratamento é indicado envolve um dos seguintes:- Cirurgia laparoscópica: Esta técnica é o tratamento de escolha para a grande maioria dos pacientes. São realizadas 4 a 5 pequenas incisões no abdômen. Uma microcâmera é inserida em um deles e nas outras incisões são colocadas as pinças necessárias para separar a vesícula do fígado. A vesícula inteira e as pedras são retiradas por um dos orifícios. Com esta técnica, o procedimento é mais confortável, baixa permanência hospitalar, baixo risco de infecção e condição estética agradável.- Cirurgia tradicional: No passado era o tratamento de escolha. Com esta cirurgia é feito uma incisão de 10 a 20cm no lado direito do abdômen e a internação é de 3 a 6 dias. Há situações em que este tipo de cirurgia é necessária. - Dissolventes de pedras: Há drogas disponíveis que dissolvem as pedras de colesterol. A completa dissolução dos cálculos, quando ocorre, leva de 6 meses a 2 anos. Sendo o tratamento de manutenção necessário. Como dificuldade há o custo do medicamento, e alta taxa de retorno das pedras. Pela simplicidade e rapidez da cirurgia laparoscópica, esta técnica é hoje de longe a mais comumente usada. O organismo funciona normalmente sem a vesícula.


PREVENÇÃO


Há atualmente certas recomendações de como prevenir os cálculos: - Fortes evidências: Manter o peso ideal mas não perder mais de 1 quilo e meio por semana. - Baixas evidências: Aumento de fibras vegetais, vitamina C e café. Adicionalmente atividades físicas parecem Ter um valor de proteção.


RESUMO


A pedra na vesícula é uma desordem comum e freqüentemente não causa sintomas. Entretanto eles podem produzir dor severa, e sérias complicações que requerem uma abordagem adequada. O objetivo é evitar situações de complicações clínicas (pancreatite, bacteremia, etc.) e cirúrgicas. Para as pedras sintomáticas, a cirurgia laparoscópica é a mais comumente usada embora outras formas de tratamento são disponíveis.

22 comentários:

  1. Tenho muitas dores durante a noite, a operação deixa cicatriz na pele.Marcas da cirurgia?

    ResponderExcluir
  2. o sinal da cirurgia fica sim na pele ,ms ficar sem a dor è muito melhor eu tinha pedra ,fiz a cirurgia fiquei 100% otima nunca mais sentir dor.;

    ResponderExcluir
  3. quando tenho crise sinto muita dor nas costas na altura dos rins. Porque?

    ResponderExcluir
  4. tenho 24 anos e tenho pedra,é a pior dor do mundo,chego a andar com as mãos no joelho..acho que no meu caso é hereditário,pois minha irmã de 26 anos está com pedra na vesicula e no rins.. e não samos obesas,tenho 1,75 de altura e 64kg..o que você acha?

    ResponderExcluir
  5. eu me chamo pâmela tenho 25 anos fiz um ultrassom hoje,abdomen total estou com 20 pedras pequenas na visicula e uma de 4 mm nos rins, sofro com as dores a 13 anos de um mes pra cá que começou aperta as dores e horrível as cólicas, mas a medica me disse que o meu caso e só com cirurgia, estou com muito medo me ajudem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrq na visicula não é o fim do mundo... uma simples cirrurgia resolvera o seu problema querida. vc tem que pedir ajuda é para o seu médico, para ele te encaminhar para a cirrurgia de uma vez

      Excluir
  6. QUANDO A PEDRA É EXPELIDA O QUE OCORRE GERALMENTE?E QUAL O RISCO?

    ResponderExcluir
  7. tenho pedra na visicula 2 mm,tenho muitas dores a noite,agora estou tendo muita ancia de vomito, alguns cheiros ,( gorduras,perfumes fortes )isso é decorrente da pedra na visicula ,uma vez que tenho tambem hernia de hiato que estou cuidando com medicamentos.
    vesperconsultoria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. meus amigos, acabei de passar por uma cirurgia de visicula tradicional e estou muito bem e tinha muito medo. Não se assustem pois é melhor que sentir dor.

    ResponderExcluir
  9. estou co pedras na visicula e estou com uma filha de 2 meses e ela mama no peito..estou doida para fazer a cirurgia e acabar com as dores...que me deu fraquinha...mais encomoda

    ResponderExcluir
  10. meus amigos, fiz a cirurgia por "furinhos" e muito melhor do q sentir aquelas teriveis colicas, fiquem tranquilos pois nao e tao ruim quanto parece, a todos desejo melhoras e q procurem um medico para conversarem melhor e tirarem suas duvidas.

    ResponderExcluir
  11. Sinto muitas dores no meu estômago, que já senti quando mais novo por volta dos 14 anos lembra a famosa dor desviada, uma dor fina na região do tronco abaixo das costelas só que do lado esquerdo do intestino, gente o que devo fazer pois tornou-se mais intenso e doloroso minha vida está um incômodo com isso.
    EBFS Teresina PI obs! Ajudem please

    ResponderExcluir
  12. minha mãe esta com varias pedras na visicula ela vai fazer uma operação sexta feira

    ResponderExcluir
  13. SENTI DORES TERRÍVEIS NO ESTOMAGO E NAS COSTAS FAZEM 20 DIAS E ANTEONTEM TIVE DE NOVO FORTE NO ESTOMAGO, NO UMBIGO E ENJÔO ,ME PAREI NO HOSPITAL AS DUAS VEZES, DEPOIS DE UMA ULTRASSONOGRAFIA FOI DETECTADA UMA PEDRA NA VESÍCULA DE 2,2CM MAS O CIRURGIÃO ME AVAIOU E DISSE QUE MINHA CIRURGIA NÃO DEVE SER DE URGÊNCIA QUE DÁ PRA PROGRAMAR.... MAS ESPERO QUE SEJA LOGO ESTOU CO MUITAS DORES SENSAÇÃO DE ESTÔMAGO CHEIO, MUITOS GASES E A BARRIGA TODA DOLORIDA....

    ResponderExcluir
  14. Gente se voces estiverem com pedra na visicula, corre e opera o mais rapido possivel, pois tive e tive pancreatite aguda , quase morri, (pacreatite mata) a professora do meu filho mais novo de 7 anos, ela com 28 anos faleceu de pancreatite.

    ResponderExcluir
  15. tive pedra na vesicula de 1,7 cm tive colicas horriveis durante 20 dias seguidos enquanto fazia os exames pre operatorios. tive medo da cirurgia mas nao tinha outra alternativa, fiz por video no dia 30/06/11, senti dores mais fortes somente no primeiro dia, hoje 05 dias apos somente sinto um desconforto no corte abaixo do peito, de resto estou otima. nao tenham medo façam o mais rapido possivel a cirurgia

    ResponderExcluir
  16. ao entrar em um hospital para operar a visicula fiz toda preparacao ao passar do tempo mais tarde ao fazes um exame particular descobri que nao tinha vesicula e hoje ao comer coisas gordurosas teho passado muito mal que tipo de tratamento posso ter o que posso comer oque fazer para ter uma calma sobre a vesicula

    ResponderExcluir
  17. Meu mano tem que operar a visicula mais não tem dinheiro vai operar a tradicional me falem é ruimm estou preocupada com elê já tem 62 anos mora em Londrina=na Santa casa de lá não tem aparelho para operar laparoscópica =e também não sabemos se o SUS faz= me ajudem com uma resposta quem sabe?fico agradecida moro em SP estou longe elê muito sózinho"rezo para dar tudo certo= obrigada a todos"

    ResponderExcluir
  18. Qual o tamanho ideal da pedra para operar vesícula, pois tenho uma de 2mm, há necessidade de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a existência do mesmo. independente de tamanho. Meu tio teve uma crise com 1mm de pedra. eu tenho de 2cm e já to programando a minha ciru...

      Excluir
  19. Boa noite,descobri em um exame de rotina, que estou com pedra na vesícula tamanho de 1,7 cm. Gostaria que alguém me respondesse se é caso cirúrgico. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,descobri em um exame de rotina, que estou com pedra na vesícula tamanho de 1,7 cm. Gostaria que alguém me respondesse se é caso cirúrgico. Obrigada

    ResponderExcluir