terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pancreatite Aguda, terrível consequencia...

Antes de qualquer coisa, se você tem alguma dúvida sobre o que será da sua vida sexual depois da cirurgia, leia aqui SEXO no pós cirúrgico.

A Pancreatite aguda é uma condição resultante da inflamação aguda do pâncreas. A principal função do pâncreas é produzir enzimas digestivas, insulina e glucagon que regulam os níveis de açúcar de sangue.

Na Pancreatite, as enzimas pancreáticas que normalmente são lançadas nos intestinos delgados para ajudar na digestão são ativadas dentro do próprio pâncreas e começam a danificá-lo. Se a crise é grave ou prolongada, ou se ocorrem surtos de pancreatite aguda repetidamente, a lesão permanente do pâncreas pode acontecer e levar a uma condição chamada pancreatite crônica.

As duas causas mais comuns de pancreatite são os cálculos de vesícula biliar e o etilismo (uso abusivo do álcool). Como o canal pancreático, que leva enzimas digestivas do pâncreas para o intestino delgado é comum ao canal da bile, que vem da vesícula biliar e do fígado, os cálculos biliares que entupirem o canal pancreático impedem que as enzimas cheguem ao intestino, ficando acumuladas dentro do fígado e sendo pois ativadas, corroendo o órgão por dentro. Embora a maioria das pessoas que bebem álcool não desenvolva a pancreatite, beber grandes quantidades de álcool pode ativar a pancreatite.

Outros fatores que às vezes podem causar pancreatite incluem:

Trauma abdominal (pancreatite traumática),
Cirurgia abdominal, Medicamentos, incluindo certos antibióticos (metronidazol, sulfa e tetraciclina), diuréticos tiazídicos e estrogênio, Altos níveis de cálcio ou triglicérides no sangue, Algumas infecções, como caxumba ou hepatite viral,
Procedimentos endoscópicos que envolvem o canal biliar e pancreático,
Idiopática (não é encontrada causa).

Quadro Clínico

Os sintomas da pancreatite aguda incluem:

o Dor abdominal superior que pode ser de tolerável à lancinante, em faixa, na altura do estômago, tanto à direita como à esquerda;

o Projeção da dor para as costas, tórax, flanco ou para baixo,

o Piora da dor com a alimentação, principalmente gordurosos,

o Náuseas e vômitos,

o Perda do apetite,

o Distensão abdominal (inchaço),

o Febre,

o Falta de ar,

o Cansaço,

o Hipotensão e Choque (pressão muito baixa impossibilitando o funcionamento dos órgãos).


Diagnóstico

A história clínica do paciente irá revelar o uso abusivo do álcool que, quando ausente, principalmente em mulheres, é fortemente sugestivo de calculose da vesícula biliar, confirmada pelo exame de Ultra-sonografia.

Os exames de sangue revelarão níveis elevados das enzimas pancreáticas, amilase e lípase confirmando o diagnóstico de pancreatite. A diminuição do cálcio no sangue é sinal de piora, assim como o aumento dos leucócitos, da glicose, da uréia e da creatinina.

Em alguns casos de pancreatite a amilase do sangue pode ser normal pois ela sobe rapidamente no início e logo diminui, não significando melhora.

Em alguns casos, a Tomografia Computadorizada de Abdome quando há suspeita de inchaço do pâncreas e da presença de líquidos no abdome. A tomografia também pode revelar pseudocistos pancreáticos que são cavidades contendo enzimas pancreáticas que se desenvolvem em alguns casos de pancreatite grave na pancreatite crônica. Complicações sérias podem acontecer quando os cistos estouram e as enzimas entram em contato a superfície do abdome (peritonite).

Prevenção

o Evitar o abuso de álcool se a pessoa nunca teve pancreatite,

o Nunca mais beber, se a pessoa já teve algum episódio de pancreatite álcool-induzida,

o Acredita-se que manter um peso normal e evitar a perda de peso rápida possa prevenir o desenvolvimento de cálculos biliares,

o Evitar o uso indiscriminado de antibióticos e de contraceptivos orais a base de estrogênio.



Tratamento


· Medidas Gerais:



o Repouso no hospital,

o Jejum para “descansar” o pâncreas,

o Reposição de líquidos por via endovenosa,

o Passagem de uma sonda pelo nariz até o estômago para controlar os vômitos,

o Nutrição parenteral (por uma veia grossa) pode ser necessária nos casos mais graves,



· Remédios para proteger o estômago de úlceras de stress. Inclui os bloqueadores H2 (Cloridrato de ranitidina) e os Inibidores da bomba de próton (Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol, etc),



· Antibióticos só são indicados nos casos graves e quando a causa é a calculose biliar pela freqüente presença de infecção da vesícula – colecistite.



· A Cirurgia é indicada nas seguintes situações:



o Tratamento definitivo dos cálculos de vesícula (colecistectomia),

o Infecção pancreática documentada com abscesso (coleção de pus),

o Necrose (deterioração) extensa do pâncreas,

o Hemorragia importante,

o Choque que não melhora,

o Insuficiência de múltiplos órgãos.



Qual médico procurar?


O paciente com uma dor abdominal intensa, que não melhora com as medidas caseiras, ou que é acompanhada de vômitos ou náuseas intensos, deve-se procurar um cirurgião geral ou ser atendida em um pronto socorro.



Prognóstico.



A pancreatite de leve freqüentemente melhora na primeira semana, sem complicações e sem nenhum problema adicional, mas os casos graves podem durar várias semanas. A pancreatite crônica pode se desenvolver se houver uma lesão significativa do pâncreas ou se o paciente teve vários ataques ao longo do tempo.



Quase 10 por cento dos pacientes desenvolvem complicações como abscesso e necrose do pâncreas que podem requerer tratamento cirúrgico.



A Pancreatite causada pela bebida alcoólica ocorrerá em crises, de tempos em tempos, se o paciente insistir em beber. Aproximadamente 10 por cento dos pacientes com pancreatite aguda relacionada ao álcool desenvolvem pancreatite crônica.

58 comentários:

  1. minha vo realizou uma cirurgia de visicula com pancreatiti a 1 ano e está com edema de abdomem o que pode ser

    ResponderExcluir
  2. minha vó realizou cirurgia de vesicula com pancreatiti retirou a visicula mas havia uma bolsa de secreção após cirurgia foi colocado um dreno no pâncreas e após um mês foi retirado e hoje a 1 ano da cirurgia seu abdomem está com edema e dor o que é isso dotor?

    ResponderExcluir
  3. de primeira eu tive a pedra na visicula,quase todos os dias eu ia para o hospital com fortes dores,e em uma dessas minhas ida no hospital o doutor pediu um outro exame q constatou que eu estava com pancreatite,fiquei 10 dias internada,sendo 48 hs de jejum e 8 dias no soro,no oitavo dia de internação o médico pediu novos exames ,ai veio surpresa,a pancreatite sumiu, meu pancreas estava normal e as pedras na visicula tambem sumiram,não acharam em lugar nenhum,creio que foi Deus que a retirou,e, um detalhe...estou gestante de 6 meses..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. para a proxima vez ,nao va procurar um hospital, deite na sua cama e reze que Deus cura.

      Excluir
  4. preciso saber se um paciente em tratamento de pancreatite aguda que entra em crise de acido urico alto pode utilizar etodolaco para sair da crisa.

    ResponderExcluir
  5. Miriam Soares da Silva19 de setembro de 2010 às 07:59

    Tive pancreatite aguda em 2007. Entrei em choque, fiquei hospitalizada em estado gravíssimo. Deram-me 20% de chances de sobrevivência.Não descobriram a causa. Ah, propósito quando dei entrada na U.T.I minha pressão arterial estava inaudível. Vivi um milagre, Deus me deu um novo pâncreas. Saí em uma semana do hospital e andando.Depois, com a ajuda de um especialista, fiz tratamento p baixar triglicerídeos. Hoje, faço exames periódicos. Tenho uma vida normal e sem nenhum trauma no pâncreas.TUDO É POSSÍVEL PARA AQUELE QUE CRÊ!!!!

    ResponderExcluir
  6. meu pai esta enternado com pancreatite cronica, dois anos atraz ele ja esteve enternado logo apos uma cirurgia de pedra na visicula ele tbm bebia mas ultimamente so bebia social hoje o estado de saude è grave desenvolvel diabete è a 2 vez em um mes que ele fica enternado tbm nao consegui urina e colocaram uma sonda eu to desesperada todos mi falam do meu pai como se ele ja estivese morto me guardam e dizem: sinto muito por favor mi dem uma esperanza alguem pode mi dizer qual as chances dele sobreviver

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Rose eu tive pancreatite aguda por dislipdemia, fiquei 17 dias na UTI sobrevivi por que Deus permitiu, hj estou bem mas de vez em quando eu ainda sinto dores e desconforto e o que é pior não consigo fazer dietas o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usa as enzimas na hora da sua alimentação ? Você tem que fazer dieta ,tirar de vez gordura , açúcar..se cuida

      Excluir
  8. sao varias as testemunhas do poder do senhor!amem por isso!nao deixando de agradecer a sabedoria dos médicos!parabêns a esta equipe tao importante !

    ResponderExcluir
  9. Dores fortes levaram o meu pai a ser internado,hoje completa 13 dias, a causa ,pancreatite,é um desespero para nós ver ele correndo risco de vida´.Li os comentários e creio que ele também vai se recuperar. Estou com fé.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Gois.

    Tenho 44 anos, fui internado 4 dias em novembro, em dezembro 2010 voltei novamente com muitas dores abdominais. Nos exames só aparecerem micro cálculos, o médicos retiram a visicula e disseram que ela estava "neclosada" infeccionada. Agora estou com um dreno, que logo vou retirar. Eu só tomava umas cervejinhas, será que ainda poderei tomar???

    Londrina 18 de dezembro 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc com um problemão desse ainda pensa em beber ! Para com isso.

      Excluir
  11. meu nome é Areni.O meu pai fez uma cirurgia para retirar pedra na visicura e ele tem pancriatite e agora esta no CTi des do dia 04/o2/2011. E agora esta com Problema Pulmonar (pneumonia),e infecção Generalizada por causa da Pancreatite.
    Estou aquardadndo sua resposta, mandea pelo meu Email:Areni_2009@hotmail.com
    Agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  12. Meu tio esta com pacreatite e pedra na vesicula os procedimentos do medico foi deixar ele em jejum por um semana numa dieta a base de soro para tratar a pacreatite p/ depois realizar a cirurgia pois no exame o normal é de 20 a 80 e o dele estava em 1.032 esse procedimento é correto?? Eu posso ficar tranqüilo??? Por favo me envie a resposta pra esse e-amail; ismaelcosta6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. um dia quando acordei percebi que minha cachorra não estava no seu normal. analisando a situação percebi que ela tinha pancretiti aguda.. pois ela havia bebido muito semana passada na festa da vizinhança.. oq eu faço gente? levo ela no medico normal de pessoas humanas ? ou levo-a no medico de veterinario de animal ? aguardo resposta .. atenciosamente leonildo da bezerra obrigado pela atenção e pelo espaço de poder desabafar..

    ResponderExcluir
  14. bety
    fiz a cirurgia de vesicula e hoje estou bem, tambem passei por varios apuros inclusive internação e varias dores, fiquei varios dias sem comer antes da cirurgia,hj estou curada graças a Deus

    ResponderExcluir
  15. siuvia izabela martins nilo dias9 de agosto de 2011 às 03:44

    meu pai foi levado para o hospital mas não resistiu morreu a 2 semanas por não ter todos os cuidados necessário, ficou no chão do hospital por 2dias e duas noites..

    ResponderExcluir
  16. caros amigos, eu tenho a pancreatite cronica, nunca tive nenhuma dor.meus niveis de colesterol,trigliceres,e glicose são normais. nao sou diabetico.quando descobri a doença. parei de beber bebidas alcoolicas imediatamente.
    tomo todos os dia um medicamento chamado pancreatina 300 miligramas que ajuda e muito na digestao deixando o pancreas em repouso. levo um vida normal. um abraço a todos.
    duvidas seguie meu iamil.
    marceloerik55@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou com uma pedra na vesícula e tenho crises quase diárias, desde abril deste ano (2011) estou com os exames prontos só aguardando a cirurgia pra ficar livre da pedra de 1,5 cm, emagreci 9 quilos desde abril, mas conheço várias pessoas que retiraram a vesícula e estão muito bem, uma vizinha retirou a vesícula e fez tratamento pra pancreatite mas hoje vive muito bem, então estou confiante e com fé em Deus. saúde a todos vocês.

    ResponderExcluir
  18. Olá! em uma urografia excretora foi dado o seguinte laudo, calcificações grosseiras na topografia do pâncreas, me ajude alguém responda algo sobre este disanagnóstico, sera que cálculos na vesícula estão migrando para o pâncreas? ou o pâncreas também forma caculos? calcificações é calculo? por favor! resp e-mail fignana@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Meu pai morreu em junho/2011 de pandreatite aguda, meses depois ainda não entendo o aconteu, ele estava tomando antibiotico no momento que tve uma parada respiratória, ele era cardiopata, mas mesmo eu dando todas as informações sobre seus problemas de saúde, ficou em um quarto comum, não chamaram um cardiologista, a gente não podia chamar a médica dele, um horror, e ele acabou morrendo comigo, me sinto péssima, hoje acredito que quando ele foi internado deveria ter sido encaminhado para uma UTI, mas que jeito se médico não põe a mão em paciente, nem olha para cara deles, só trabalham com exames, nem para alcustar o coração, as pessoas acabam morrendo a míngua, a família é que tem saber de td, e mesmo falando o médicos não estão nem aí, são uns despreparados, que faculdades são estas que formam pessoas incompententes e sem sentimentos.

    ResponderExcluir
  20. Eu tive pedra na visicula em 2002, fiz a cirurgia deu tudo certo, mas agora estou sentindo dores abdominais, tenho ido muito no medico, mas eles dizem nao ter alterações no pancreas, mas mesmo assim, fico apreensiva, pois as minhas dores nao sao normais, tento fazer meu tratamento assim, lendo na internet, vendo relatos e me adequando conhecimento ao meu corpo, que medicos nosso Brasil tem

    ResponderExcluir
  21. Hoje fazem cinco dias que minha sogra faleceu de pancreatite aguda...sentiu muitas dores e vomito, dois dias depois parou seus dois rins vindo a falecer. Nossa esperança é encontrá-la no céu.

    ResponderExcluir
  22. Minha prima vez a retirada da vesicula a 1 ano e meio pois estava com pedra e estava infeccionada, agora foi constatado que devido a infecção causada pela vesícula ela esta com infecção no pancreas e figado, agora esta com diabete, muito fraca e pálida tem cura? Aguardo resposta no meu mail dionete.dybax@hotmail.com (URGENTE POR FAVOR)

    ResponderExcluir
  23. eu fiz minha cirurgia de vesícula a um ano e estou novo em folha, nem pareçe que tirei a vesícula, bebo, como bem enfim estou otimo, mas tudo moredado, opção por mim msm , so bebo no fim de semana, e faço minha alimentação, sem gordura praticamente, e mto simples a operação, esta semana ,minha tia esta internada, pq atacou os pancreas, mas com fé em DEUS ela ira sair desta.

    ResponderExcluir
  24. meu irmao operou de pancreatite aguda necrosante foi muito bem atendido no hospital regional de cacoal ;esta se recuperando lentamente mas ja esta em casa ;agradeço primeiro a Deus e depois aos medicos e toda equipe do hrc de cacoal rondonia;

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã,quando com 19 anos teve pancreatite,ela ficou 2 meses na uti mais 1 na enfermaria,teve 9 paradas cardíaca,teve que fazer hemodiálise por seis meses pois seus rins pararam de funcionar!Ela tem cerca de oito cicatrizes das cirurgias que foram feitas sempre as pressas,e perdeu a audição,essa os médicos disseram que foram os antibióticos que fizeram ela perder.
    Hoje ela está com41 anos,é avó,seu filho único tem 22 nem acredito que ela passou por tudo isso,por causa de 2 cálculos pequeninos que ela tinha!Quem tiver cálculos não pode ter medo de tira-los!TENHA MEDO DE FICAR COM ELES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou arrasada, perdi uma amiga de 25 anos com pancreatite aguda, cheia de vida e um filho de 4 anos para criar. Percebi que infelizmente não somos nada nesse mundo, até hoje não estou acreditando, parece mentira.O que nos conforta é que ela está num lugar melhor do que agente.TE AMO MUITO MINHA AMIGA ALESSANDRA,DESCANSE EM PAZ!!!

      Excluir
  26. minha mãe foi diagnosticada com pancreatite ,mas ela diz não sentir nem um tipo de dor,só sente muita fraqueza e desanimo,foi internada por duas vezes,será que isso é possivel?

    ResponderExcluir
  27. QUEM TEM PANCREATITE AGUDA POR CÁLCULO BILIAR, É GRAVE GRAVÍSSIMO MEU MARIDO AINDA CONTINUA INTERNADO DPS DE 15 DIAS, MAS JÁ ESTA SEM RISCO DE VIDA, CREIO QUE DEUS O SALVOU POIS 80% DE PACIENTES COM ESSE DIAGNOSTICO VÃO À ÓBITO, PQ COMPROMETE PULMÃO, FÍGADO NECROSE DO PANCREAS FUNÇÃO RENAL E POR FIM A SEPTICEMIA. MAS NADA É IMPOSSÍVEL PARA AQUELE QUE CRÊ...DEPOSITEI MINHA CONFIANÇA NA INTERSEÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA, SANTA RITA DE CÁSSIA E SÃO JUDAS TADEU, COM CERTEZA ELES INTERCEDERAM POR MIM DIANTE DE DEUS E JESUS, VAI TER ALTA ATÉ QUARTA-FEIRA.
    MARIA SANTISSIMA ROGAI POR NÓS
    SANTA RITA ROGAI POR NÓS
    SÃO JUDAS TADEU ROGAI POR NÓS!!!!!
    AMÉM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por vc e pela sua fé. mas a Biblia nos ensina q nosso unico intercessor é o Espirito Santo e jamais menciona santo algum como intercessor.isto sao ensinos errados de igrejas. nao fique chateada por dizer a verdade vc pode ler a Biblia e ver por vc mesma que Deus nunca deixou santo nenhum mencionado nela. Leia e medite em toda Biblia e Deus te revelará a cerdade.

      Excluir
  28. eu tive uma crise muito forte no comeco desse ano e tive que ser internada!a dor é insuportavel nao desejo essa dor p ninguem!fiquei de 5 a 6 dias sem comer nem beber nada!depois disso dieta liquida por 4 dias!ate passar p dieta solida normal e com muita morfina p eu aguentar a dor!fora os vomitos!emfim so cirugia de retirada da visicula me fez ter alta do hospital!gostaria de saber se fiquei tanto tempo s comer nem beber e com morfina eu corria risco de vida?era serio?

    ResponderExcluir
  29. meu maridota com necrose pancreatica,estou muita aflita,o medico disse que talvez precise operar,à chance de não precisar operar?

    ResponderExcluir
  30. eu tive pancreatite por duas. vezes por causa de bebidas primeira com 23anos a segunda com25 parei de beber pois acredito q se houver a terceir nao sobreviverei agora tenho q ficar atento com a alimentacao tanbem e fazer aconpanhamento medico o procedimento he o mesmo jejum e soro e remedios pra baixar as dores q so pssam aparti de 10-12 dias vejo os relatos de vcs e fico agradecido msis ainda a Deus pela fogueira qe eu pulei. das duas vezes m reculperei bem mediante aos procedimentos medicos mais ficava com muito medo d ter uma complicassao maior oh ate letal em outro orgao. .nao se deixem abater vc doente. e familiares q eram a minhs esperanca minha mae meu irmao mais velho e minha esposa vanuza

    ResponderExcluir
  31. Desse ultimo relato, eu agradedso primeiro a Deus e depois a equipe de cirurgioes e enfermagem do hospital geral de camacari por toda ajuda e dialogo
    wilians camacari BA

    ResponderExcluir
  32. Oi. Sou carla tenho 23 anos, ha um ano atras tive apendicite supurada e evoluiu para peritonite e sepse..fiquei internada 16dias sendo q 7 dias foram na uti, quase morri os medicos me deram 30 % de chances de vida, mas gracas a deus sobrevivi. Mas agora fui diagnosticada com pedra na visicula 1ano apos ter passado por td isso. O medico disse q provavelmente foi dos antibioticos muito fortes q tomei. Estou com muito medo de passar por td aquilo de novo..entro em panico so de pensar que vou ter q operar novamente.

    ResponderExcluir
  33. \eu tambem tive pancreatite aguda devido a calculo biliar... Passei 23 dias internada na UTI... 59 dias internada. Perdi 15kg pois fiquei quase todo o periodo sem me alimentar. Fiz varios procedimentos inclusive a colecistectomia. Sei que tambem foi um grande milagre que Deus me concedeu... Hoje levo a vida normal... Voltei ao trabalho e engravidei logo após minha recuperação.
    Jordania, São Luis-MA.

    ResponderExcluir
  34. minha cunhada esta com pancreatite e esta muito mal na uti ela esta com complicaçoes nos rins,figado e pulmoes os medicos dizem que o caso dela e muito grave, eu creio em um deus de milagres e assim como ele agil na vida de muitos que aqui postaram suas dificuldades, medos e recuperaçao espero que ela se recupere logo

    ResponderExcluir
  35. N Ao dia 23-2-2013,a minha maê teve um crise de Dor,aonde foi diagnosticado de Pancreatite Aguda,ficou no hospital por + de 40dias, por duas vezes foi prá UTI,retirou a vesícula e graças à Deus ela sobreviveu,pois a idade dela é de 87 anos,porisso os médicos diziam que o estado dela era gravíssimo.HOJE ELA ESTÁ BEM, SE RECUPERANDO DA CIRURGIA.

    ResponderExcluir
  36. sandra (piedade sp)1 de maio de 2013 às 17:46

    meu pai esta com pancreatite, ficou uma semana internado em jejum agora que saiu do hospital ainda ta com falta de apetite,esta em repouso absoluto toma chá e 1 bolacha,suco as vezes...tomara que fique bom logo confio muito em Deus ele é maior!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu tive pancreatite aguda necro-hemorrágica, passei 1 mês internado, sem beber água, sem me alimentar. Tive derrame pleural, pseudocisto de 13cm, começo de insuficiência renal, insuficiência respiratória, estava com esteatose hepática grau 3, presença de líquido na cavidade abdominal.O meu nível de amilase foi para 11.000, lipase 8.000, mas graças a Deus não precisei operar. E hoje com menos de um ano do ocorrido posso dizer que estou completamente CURADO.
    Caso precise de alguém para tirar alguma dúvida, E-mail: mvlima007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oiiii pessol eu tbm tenho pedras na visicul...tenho medo de operar mas sóo estou esperando o hospital me ligar q vou operar .... se DES quiser vai dar todo certo beijus

    ResponderExcluir
  39. Olá, tb tive pancreatite no dia 25/12/2013... Nossa, fui pra emergencia com forte dores q enradivam para as costelas, mais o q e não tava acreditando q essa dor parecida com a dor da vesicula.... Mais eu já avia tira a 3 meses. Mas gente, o q eu quero dizer aki é q Deus fez um grande milagre, cheguei no hospital com amilazia 3500 e com dois dias ela estava normal. A propria medica desse e em todo tempo q ela tinha na medicina ela nunca tinha visto isso. Q poderia ter sido um milagre e q ela mesma já avia presenciado outros. No estado q me encontrava foi um sem dúvida.

    ResponderExcluir
  40. Infelismente todos esses casos são graves entã é por isso que estou orando por todos necessitados

    Acredite no Senhor e ele pode curar!!!
    Amém

    ResponderExcluir
  41. Galera, tive pancreatite aguda grave no dia 07.08.2013. Passei 30 dias hospitalizado. Tive necrose na cauda do pancreas e no ultimo dia de internação retirei a vesícula. Achando eu que estava curado, ao fazer uma tc agora no dia 05.11.2013, me surpreendi com o resultado porque de "volumosa coleção liquida peripancreatica" de tamanho 17 por 8 cm. Meu medico me disse que vai esperar mais dois meses pra ver como se comporta. Se diminuir, vai se resolver espontaneamente. se aumentar vou ter que operar. nao sinto dores, apenas agora to sentindo um empachamento. MEU medico disse que já é um pseudocisto, mas ainda ta sem forma definida. AGORA em janeiro vou fazer nova tc e contarei aqui a todos os acontecimentos. O que mais me deixa triste é saber que nunca mais poderei tomar a minha cervejinha, segundo meu médico. ESPERO trocar experiencias com todos. MEU EMAIL gilvan_forum@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. A alguns dias descobri que tenho.pedra na visicula,pedra nos 2 rins e um cisto no figado,fui com muita dor de estomago p hospital,uma dor terrivel q parece ser o fim,mas no plantao tinha um meddico q m fez ter essa duvida sera q é pedra na visicula?entao fiz ultrasson abdominal.e descubri td isso,tou tomando antibiotico.ja faz uns 15 dias ibuprofeno tmbm e omeprazol 2 vezes ,agora ele m passou letocit e sepirin,para desmanchar as pedras nos rins.Estou muito triste eu choro muito estou deprimida,tou.com fome,naum pode comer quase nada e td q como naum gosto e naum me satisfaz naum mata minha fome em 8 dias perdi 3 klo,agora acho q ja perdi mais,vivo pesquisando p poder m alimentar isso é triste demais,tem coisas q acho q maum faz mal mas meu medo e tanto d ter crise q nem como.Tenho q esperar meu retorno no medico p ver se ele ja vai m operar ou vou esperar mais,pois tenho q tomar os remedios por 60 dias,naum sei se e depois disso q ele vai marcar e ainda e pelo S.U.S,o meu medo é d dar crises,problemas psicologicos,minha vida naum ta normal naum vou p escola,naum falo com ninguem ninguem m da uma palavra amiga nem ajuda,minhas contas estso todss atrasadas ,ta td desmoronando,isso é.um super desabafo.Deus esta sempre comigo é oq mais preciso DEUS porq o resto naum existe.Se alguem puder m dar um.alo.sobre isso por favor serei muito grata.Fiquem com JEOVA DEUS TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila, fiz cirurgia tirei minha vesícula e esta tudo bem.
      Eu tomava vários remédios para o estômago também e inclusive o ibuprofeno, mas nada melhora a dor. Meu problema é que fiquei indo em posto e upas mas ninguém descobriu nada. Fiquei quase mais de um mês com dores e quando descobriram estava com pancreatite grave. Fiquei de dieta durante 10 dias sem comer e beber água no hospital e tomando soro. Mas deu tudo certo ! Depois que o pâncreas voltou ao normal eu retirei a vesícula e hoje estou boa. Graças ao bom Deus!

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=ySruMNLqUrU

      Excluir
  43. No final de novembro de 2013 senti a primeira dor na região do abdomen. Pensei q fosse morrer. Senti tremores, fraqueza, falta de ar. Só passou qdo vomitei várias vezes. E assim acontecia com intervalo de poucos dias, sempre após eu me alimentar. No Natal, à noite senti as dores e me levaram ao Pronto Socorro. A dor estava horrível. Eu chorava, gemia e gritava. No caminho vomitei por três vezes e a dor passou na hora. Voltei p casa. E todas as vezes q doía era da mesma forma. Mudei a minha alimentação, fiquei um mês tomando sopa e comendo bolacha de água e sal, além de muita água. Não senti mais nada. Fui ao gastro e após fazer os exames ele me disse q tinha pedras na vesícula e precisava marcar o cirurgião. Me passou um remédio p tomar por quarenta dias. Aos poucos voltei a comer normalmente e talvez por conta do remédio não senti mais dores.Fiquei enrolando e não marquei o cirurgião. Ao final dos quarenta dias parei de tomar o remédio. A dor voltou no dia seguinte. Comia normalmente, passava mal, vomitava e ficava boa. Até que um dia passei mal no meu emprego logo pela manhã, só que dessa vez eu estava seguindo a dieta. Chegando ao hospital eu vomitava sem parar. O médico disse q estava com pancreatite e ficaria internada para operar. Nos primeiros dias foi jejum absoluto. Logo após eu não conseguia comer pois sentia muito enjoo. Tomava soro todos os dias com diversos medicamentos e glicose. Após o terceiro dia fui melhorando e o médico me deu alta após uma semana com a orientação de marcar a cirurgia no ambulatório, pois já estou fora de risco. Estou de dieta há 23 dias, aguardando o convênio me ligar p marcar. Deus curou a pancreatite e agora a cirurgia para retirada da vesícula vai ser simples. Verifiquei nos novos exames q estou com o fígado gorduroso e com pequenas lesões, mas acredito q com a dieta tudo vai melhorar. Eliminei as gorduras, tomo sopas com macarrão e legumes, chá com açúcar à tarde e à noite com bolacha de água e sal ou maizena, café com leite desnatado e açúçar de manhã. Estou seguindo a dieta do hospital. Às vezes como frutas e suco natural, tomando cuidado para não encher muito, até sair a cirurgia. Só tenho dúvidas qto. ao destino das pedrinhas q estavam no meu pâncreas e me preocupo com uma dor q estou sentindo na região lombar. Se soubesse de tudo isso, teria passado com o cirurgião o qto. antes.

    ResponderExcluir
  44. Elaine, fica calma, e pegue uma guia para passar com o cirurgião. Eu não queria operar, o tempo passou; tive pancreatite mas graças à Deus q me livrou. Hoje, não vejo a hora de operar. Todo mundo fala que é uma cirurgia simples.Olhei meus exames, vi algumas coisas, fiquei deprimida, mas levantei a cabeça e decidi me cuidar daqui p frente, com fé em Deus. Boa sorte p vc tbm. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  45. Eu fui diagnosticada com pedras na vesícula e resolvi não fazer a cirurgia. Busquei acompanhamento com nutricionista e nunca mais tive crises. NUNCA MAIS! Criei um Instagram para compartilhar com todos as dicas de alimentos, pratos, lanches e restaurantes saudáveis onde pode-se obter alimentação com baixo teor de gordura, é o @VivendoComPedrasNaVesícula! Me segue lá: https://instagram.com/vivendocompedrasnavesicula

    ResponderExcluir
  46. Sugiro o uso da planta (Boerhavia diffusa), conhecida popularmente como erva-tostão para a dissolução de pedras na vesícula. Recomenda-se preparar um chá com cerca de 15 a 20g da raiz picada da planta em um litro de água deixando ferver por 15 minutos (após os 15 minutos apagar o fogo e abafar a caneca até esfriar). O chá pode ser tomado de 3 a 5 vezes ao dia. A planta também tem se mostrado excelente em combater problemas do fígado.
    Esta pode ser utilizada em conjunto com a espinheira santa (Maytenus ilicifolia) para facilitar a digestão, cujo chá deve ser preparado com as folhas (uma colher de sopa das folhas para um copo de água) que devem ser fervidas por 3 minutos e tomado 15 minutos antes das principais refeições. A espinheira santa é usada para problemas estomacais e tem curado úlceras no estômago.

    ResponderExcluir