domingo, 2 de novembro de 2008

Beber café pode diminuir a incidência de cálculo biliar em mulheres

Os famosos e indesejados cálculos biliares são massas sólidas formadas por colesterol, sais de cálcio ou bile que se formam na vesícula biliar, que armazena a bile do fígado. Pequenos cálculos podem não apresentar sintomas, mas os maiores tendem a bloquear a entrada da vesícula biliar, causando dor e inflamação. As mulheres têm um risco duas vezes maior de desenvolver cálculos biliares do que os homens.

Agora ,um estudo feito por cientistas e médicos americanos na cidade de Boston,nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que ingeriam café com regularidade,reduziram em até 25% as chances de desenvolverem a doença. Isso se daria, porque a cafeína teria o poder de impedir o desenvolvimento dos grandes cálculos biliares,que são responsáveis pelos casos mais graves, que levam às intervenções cirúrgicas.

O que comprovaria essa particularidade, seria o fato de que no estudo feito, mulheres que beberam café descafeinado não apresentaram redução da probabilidade do aparecimento do cálculo biliar.

Um comentário:

  1. FIZ OPERAÇAO PEDRA NA VISICULA GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO EU POSSO TOMAR UMA CEREJA

    ResponderExcluir