sábado, 29 de novembro de 2008

Porque se formam as pedras dentro da vesícula ?

A maior parte ( 75% ) dos cálculos são constituídos por colesterol e são transparentes ao Rx, uma minoria são constituídos por bilirrubinato de cálcio e são opacos ao Rx. A alteração do balanço entre os três principais constituintes da bílis – colesterol, fosfolípidos e sais biliares – leva à precipitação de cristais de colesterol que proporcionam o núcleo para a formação de cálculos na vesícula. Outros factores como alterações do esvaziamento da vesícula e factores genéticos podem precipitar a formação de cálculos. A importância dos factores genéticos é posta em evidência nos Índios Pimma dos EUA: aos 25 anos de idade 75% das mulheres têm cálculos na vesícula.

4 comentários:

  1. E por que a incidência é maior em mulheres?

    ResponderExcluir
  2. As pedras na vesícula, também conhecidas como cálculos biliares, atingem principalmente as mulheres por questões hormonais, mas não é exclusividade do sexo frágil. A proporção é de quatro mulheres para cada homem na faixa etária reprodutiva, mas com a idade, esta proporção vai diminuindo, chegando a quase igualar no idoso. Embora não se saiba com certeza quais são as causas das pedras na vesícula, o certo é que são mais frequentes em mulheres com mais de 40 anos, que tiveram muitos filhos, com excesso de peso e diabéticas.

    ResponderExcluir
  3. Se a cirurgia nao for realizada quais os riscos que podem ocasionar?

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

    ResponderExcluir