domingo, 1 de fevereiro de 2009

Tratamento dos cálculos da vesícula

Na maior parte dos casos as pedras da vesícula são assintomáticas e não necessitam de qualquer tratamento. É enorme o número de pessoas, em todo o mundo, operadas indevidamente. Os sintomas invocados para justificar a operação (azia, desconforto e enfartamento do estômago, vómito cíclico etc.), nada têm a ver com as pedras da vesícula e reaparecem depois da operação.

1 -Tratamentos não cirúrgicos:

            Dissolução com ácido ursodesoxicólico: A dissolução dos cálculos da vesícula é pouco eficaz e por isso é pouco utilizada. Só os cálculos de colesterol ( transparentes ao RX ) de pequenas dimensões, em vesículas funcionantes, é que respondem  aos dissolventes. São necessários vários meses de tratamento. Uma vez conseguida a dissolução e terminado o tratamento os cálculos voltam a formar-se. Por tudo isto, a dissolução dos cálculos tem indicações muito restritas. 
            
Litotricia: os cálculos são fragmentados com litotritores através de ondas de choque. O sucesso da técnica depende de várias factores ( cálculos pequenos, número de ondas de choque, terapêutica adjuvante com ácido ursodesoxicólico etc.). Como a vesícula não é tirada, 7% das pessoas ao fim de um ano já tem cálculos e 30% ao fim de 5 anos. Também as indicações desta técnica são restritas.

2 - Tratamento cirúrgico dos cálculos da vesícula:

        Colecistectomia: A primeira colecistectomia foi feita em 1882. Seria um erro tirar os cálculos e deixar a vesícula. Pouco tempo depois a vesícula tinha novamente cálculos.  Por isso o cirurgião quer utilize a técnica clássica quer utilize a recente técnica laparoscópica ( realizada em Portugal desde 1991 ) faz sempre uma colecistectomia - tira a vesícula com as pedras.

        A vesícula é indispensável para o organismo?: Não. Depois de tirada a vesícula os canais biliares adaptam-se e o esfíncter de Oddi regula a saída da bílis para o intestino. Pode viver-se, sem vesícula, sem que isso traga qualquer inconveniente.

33 comentários:

  1. sera que e possivel mesmo viver tranquilamente sem a vesicula?estou apavorada com essa ideia.fiz um utra som ontem e constatou pedra na vesicula,o tratamento e' cirurgia.nao gosto da ideia de tirarem algo de mim,sera que nao ha outra alternativa? tenho40 anos.

    ResponderExcluir
  2. tenho tido crises muito fortes de vicicula , com dores intenças, tem algum medicamento do qual possa tomar em caso de crise ?

    ResponderExcluir
  3. Buscopan !! isso resolve !!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rosa, fique tranquila, a operação é segura, a medicina está muito evoluída.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho pedras na vicicula to apavorada comedo de morrer na cirurgia é possivel iso acontecer?

    ResponderExcluir
  7. sera q pedra na visicula tambem pode ser tumor no etomago?
    minha vo ta com problemas e eu to muito trtiste com isso

    ResponderExcluir
  8. Claro que tem problema !!! Tambem sou contra qualquer tipo de cirurgia desnecessária e antes de se ter esgotado todos os recursos e tratamentos existentes. Se não posse preciso ter visicula, porque nós a teriamos ? Pensem nisso. A Natureza, diferentemente do home, não criou orgão desnecessários. Pergunte a um cirurgião se as mãos dele fazem falta ?

    ResponderExcluir
  9. as crises de gastrite,também podem ser confundidas com as de visicula ou os sintomas são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  10. tenho pedra na vesicula fis utrasom e deu 3 pedras de 1 sentimetro, so descobri por que sentim uma dor , mas a dor nao foi tao forte o problema foi que afeto o meu estomago e eu fiquei sem respira, nunca tinha sentido algo parecido, fui fazer a cirugia mas na hora h sai correndo nao tivi coragem pois o medigo queria redira a vesicula fazendo um corte da moda antiga do tamanho de uma cezare. fiquei desesperada e naon deixei. pergunto tem autra maneira pois ja faz 3 meses e nao sinto mais nada mas to cuitando muito bem da alimentacao posso viver com elas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi nao é bom deixar suas pedrinhas com tigo... o tempo vai passando, a sua idade vai aumentando e como diz, depois de velho tudo vem a tona fica tudo mais dificil começa a parecer uma série de doenças que vai dificultar a retirada da sua vesicula desculpe nao quero de assustar... só quero te ajudar......por experiencia própria, minha sogra tem 85 anos descubriu que tem pedra na visicula e nao pode tira pela idade porque ja tem outros problemas de saúde. diz ela que agora é sò aprender conviver com a dor. faz a técnica de videolaparoscopia é bm tranquila. eu fiz foi muito bom!boa sorte

      Excluir
  11. minha mãe tem 85 anos e descobri que tem cálculo na vesícula , qual melhor tratamento?

    ResponderExcluir
  12. Já existem tratamento auternativos comprovados, va ao google e procure : cura pela natureza - limpeza do figado

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome e dafne em janeiro de 2009 descubri que tenho pedra na vesicula, isso depois que tivi filho em 31 de dezembro.e ate hoje nao tivi crise so desconforto.gostaria de saber se pelo tempo tem risco de estrangula????

    ResponderExcluir
  14. infelizmente tambem descobri q tenho pedras na vesícula estou procurando tratamento alternativo se funcionar conto para vcs!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!

    Fiz uma ultra-sonografia do estomago superior e casou calculo na vesícula. Estou mt apavorada. Iria fazer uma cirurgia em maio/2001, mas o medo foi maior. Como foi a cirurgia...
    Este eh meu msn... gostaria mt de palavras de apoio.

    rayy_mar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, tive o mesmo problema da vesícula e como vocês procurei na internet a respeito.
    Atualmente faz 1 mês que eu operei, em toda a minha jornado o que eu aprendi foi: os médicos dizem se você tem a pedra mas não tem dor geralmente não opera, teve dor, opera.
    Operar com a técnica de videolaparoscopia, muito menor o risco, cortes muito menores, 24 horas após a cirurgia o paciente já tem alta.
    Como todo mundo quando descobri a pedra na vesícula fiz de tudo para não operar e fui atrás de remédios que dissolvam a pedra. O que eu descobri é que mesmo que os remédios dissolvam a pedra, os pedacinhos da pedra podem causa pancreatite. Pancreatite é muito mais grave, tem 20% de mortalidade. É por isso que os médicos operam.

    ResponderExcluir
  17. minha esposa fez cirurgia de retirada da vesicula , depois em casa ela começou a vomitar um liqui biliar é normal? e o que pode acontecer? levei ao médico de volta e ele bandou internar dinovo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Pedro e provavelmente tenho pedra na vesícula, estou apavorada, um dos meus medos é cirurgia e pelo visto vou ter que passar por ela, gostaria de saber se algum de vcs que operaram foi pelo o SUS ? Se alguem por favor puder me dar um luz ficarei grato.

    ResponderExcluir
  19. tenho pedra na visicula e provavelmente vol ter que operar,deixo aqui um recado a todos que vao ou vai fazer a cirurgia,nao tenha medo o que tiver que acontecer acontecerar tenha fé

    ResponderExcluir
  20. oi sou vilma tenho pedras na vesicula a quatro anos sera que que fazer um sirugia

    ResponderExcluir
  21. DESCOBRI A 2 SEMANAS QUE ESTOU COM PEDRA NA VISICULA ESTOU APAVORA SÓ TENHO 26 ANOS E JÁ TÓ DESSE JEITO

    ResponderExcluir
  22. Descobrir a 2meses q to c pedra na visicula,e tenho 23 anos,to c medo da cirugia e depois,de ficar gordona.sera q a retirada da visicula faz a pessoa engordar????

    ResponderExcluir
  23. oi tenho pedra na verzicula mais nao quero operar agora sera que posso controlar augus meses

    ResponderExcluir
  24. oi estou com 69 anos e tenho micro pedras na vesicula dizem que tem que fazer cirurgia e eu estou apavorada.

    ResponderExcluir
  25. OLHA GENTE EM MUITOS CASOS OS MEDICOS SABEM O QUE FAZ SE TEM QUE FAZER A CURURGIA NAO TEM JEITO
    O NEGOCIO E ENCARAR MEDO ROLA MESMO MAIS NAO TEM OUTRO JEITO

    ResponderExcluir
  26. Porque a cirurgia de retirada da vesicula a pessoa pode engordar

    ResponderExcluir
  27. Tenho duas pedras na vesicula, uma com 2cm outra com 2,7cm. Qual será a gravidade do tamanho das minhas pedras?

    ResponderExcluir
  28. Alguem já tomou o ROWACHOL?
    Um produto muito popular no meio das terapias naturais e que vem sendo muito utilizado para dissolver cálculos biliares é o ROWACHOL. Trata-se de um produto medicinal natural importado de um laboratório europeu muito conceituado. Como é um produto a base de óleos naturais, não possui contra indicações e nem gera efeitos colaterais. Este composto natural a base de óleos é muito utilizado para dissolver e eliminar completamente as pedras na vesícula.

    ResponderExcluir
  29. Pelo que li e conversei com o medico, quando as pedras são pequenas, tem risco de ir para o pancreas e ter problemas muito mais serios.

    Se sao grandes como a minha , nao tem esse risco, porem nao tem outro jeito a nao ser retirar a vesicula que segundo ele nao serve para nada, a nao ser juntar pedras... aiaiai.. to com receio, mas to buscando força atraves do poder do pai. Façam o mesmo. boa sorte para nós..

    ResponderExcluir
  30. Descobri que tenho pedra na vesícula recentemente, o médico quer retirar a vesícula. Eu não quero operar. Na verdade eu quero conviver com as pedras porque Não dói, não está incomodando. Será que existe uma alternativa de tratamento sem cirurgia?

    ResponderExcluir
  31. NÃO TENHO PEDRA NA VESICULA ,JÁ FIZ 3 ULTRASONS E UMA TOMOGRAFIA, E NÃO APARECEU NENHUMA PEDRA MAS AS CRISES DE DOR SÃO INSUPORTAVEIS MESMO SEM COMER GORDURA SERÁ QUE É VISICULA MESMO , A DOR É DO LADO DIREITO DEBAIXO DA COSTELA ,E DENTRO DE 2 A 5 HORAS SOME QUANDO TOMO BUSCOPAN E PARECE QUE NUNCA TIVE NADA ALI . SERÁ VISICULA PREGUIÇOSA SEM PEDRAS ???/

    ResponderExcluir