quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hospital é pioneiro em método revolucionário para retirada de vesícula

Foi realizada pela primeira vez no Mato Grosso, uma cirurgia de colecistectomia NOTES, que consiste na retirada de vesícula biliar através de um único orifício no umbigo. A cirurgia foi realizada no Hospital Santa Rosa, pelo cirurgião Glen Carlo de Arruda. A vantagem é que o procedimento é menos invasivo e a recuperação do paciente mais rápida, além de ser segura e esteticamente melhor, já que não deixa cicatriz. 
      
      Há dois anos que o método é desenvolvido no mundo, existindo poucos casos no Brasil, e este primeiro no Estado. Já a cirurgia comum para retirada de vesícula é realizada há mais de 100 anos. Para se ter uma idéia, antigamente era necessário cerca de cinco dias de internação, além de um corte de aproximadamente 15 centímetros . Pela colecistectomia NOTES o paciente não fica mais de 24 horas internado, e a recuperação é de aproximadamente 12 horas. 
      
      A dona-de-casa, Cleunir Ferreira de Miranda, 39 anos, foi quem passou recentemente pelo procedimento. Ela se diz satisfeita com os resultados. “Há mais de ano que eu tinha crises e sentia dores muito fortes. Passei por vários exames e foi quando fui informada sobre a necessidade da remoção do órgão. Fiz a cirurgia, mas na verdade não tinha noção da técnica utilizada. Fiquei surpresa quando vi apenas uma pequena incisão no meu umbigo. Foi quando o médico explicou o método utilizado e suas vantagens. Fui operada no dia 09 de janeiro deste ano e já estou completamente recuperada, e o melhor, sem cicatriz alguma”, conta a paciente. 
      
      Segundo o especialista, o que leva à remoção da vesícula é a presença de cálculos. São pedras dos mais variados tamanhos e números, geralmente formadas a partir do colesterol e/ou sais biliares contidos na bile. “Esses cálculos provocam a inflamação da vesícula, por isso, a importância de sua retirada. É importante deixar claro também que a pessoa vive normalmente sem o órgão”. 
      
      Mesmo com a Colecistectomia NOTES sendo o método mais vantajoso, nem todos os pacientes podem passar por este tipo procedimento. “Tudo depende das condições da própria doença e do grau da inflamação”, alerta o médico. 
      
     Nada mais é do que um órgão em forma de pêra, situado sob o lobo direito do fígado. Sua principal função é coletar a bile produzida pelo fígado e concentrá-la. Quando a pessoa se alimenta, a vesícula biliar se contrai liberando a bile, a qual passa por um canal chamado colédoco, até chegar ao intestino e encontrar o alimento. A remoção da vesícula biliar não está associada a nenhuma disfunção digestiva na maioria das pessoas.

Um comentário:

  1. tenho pedra na vesicula e nao tenho codiçoes de pagar a cirurgia se alguem poder me ajudar eu agradeço de coraçao

    ResponderExcluir