segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fila do SUS deixa rapaz aguardando há três dias por cirurgia de Pedra na Vesícula

Em Cascavel, no Oeste do Paraná, um paciente aguarda, desde terça-feira (10), uma vaga para ser internado e passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Universitário (HU).
Com pedra na vesícula, o rapaz não come nada há três dias, porque precisa estar com o estômago vazio no momento em que conseguir atendimento. Mas ele não é o único a esperar na fila. Cerca de 50 pessoas aguardam por atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no local. O HU conta com 177 leitos do SUS, mas para atender todos os pacientes que necessitam do serviço seriam necessários pelo menos mais 100 leitos. Como é o único hospital da região que atende quadros mais complexos pelo SUS, os funcionários têm dificuldades para atender todos os pacientes.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPC TV, a coordenadora de internação do HU, Claudete Brixner, explicou que muitos pacientes, inclusive de outros municípios, são encaminhados pela Regional de Saúde ao HU porque não há determinadas especialidades nos hospitais de cidades vizinhas. Esta situação gera uma sobrecarga e a espera pelo atendimento pode durar semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário