segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como controlar a Bile

É bom que se saiba que o local do tubo digestivo onde ocorre a digestão de uma maior variedade de nutrientes é o intestino delgado. O quimo fica, aí, sujeito à ação de importantes sucos digestivos (suco pancreático e suco intestinal) e, ainda, da bile. 
A progressão dos alimentos ao longo do intestino é devida aos movimentos peristálticos, ocasionados pelas contrações das fibras musculares das paredes deste órgão. 
Entretanto, o suco pancreático, alcalino, produzido pelo pâncreas, é lançado no duodeno através de canais. Deste suco fazem parte diversas enzimas, entre as quais a tripsina, a amilase, a maltase, e a lipase pancreática. A figura seguinte pretende esquematizar a morfologia deste órgão secretor: 

A digestão completa-se por ação das enzimas sacarase, maltase, lactase, lipase, amilase e pepsina, existentes no suco intestinal, que é secretado pelas glândulas que revestem o intestino. 
É de salientar a ação da bile na digestão intestinal que, embora não provocando transformações alimentares, facilita a digestão. Além da ação antissética, tem por função diluir o conteúdo intestinal, reduzindo a tensão superficial das gorduras, emulsionando-as, para posteriormente serem digeridas pela lipase pancreática e intestinal. É uma substância alcalina, produzida continuamente no fígado, com sabor amargo, de cor amarelo-ouro esverdeada, permitindo a neutralização do quimo. A figura ao lado representa esquematicamente o fígado de um ser humano: 

Depois de concluída a digestão intestinal, a massa alimentar fica reduzida a uma pasta semi-líquida de aspecto leitoso, o quilo, formado especialmente por água, sais minerais, glicose, glicerina, ácidos graxos e aminoácidos, prontos para serem absorvidos. 
No intestino grosso ocorre ainda a digestão, com intervenção de enzimas bacterianas, sendo alguns dos metabólitos resultantes dessa digestão absorvidos através da sua parede. Por outro lado, os materiais não digeridos são concentrados (porque ocorre a absorção de água) e acumulados, até a defecação.

Um comentário:

  1. Entendo então que não há risco de "irritação" do instestino o fato da bile ir direto quando não se tem mais a vesícula.

    ResponderExcluir