sábado, 10 de julho de 2010

Pedra na Vesícula - Sexo no pós operatório

Recebemos muitas perguntas sobre quando o pós operado pode voltar a fazer sexo.... amigo, quando der conta, transar não afetará a cirurgia, mas é claro que logo após a pessoa fica fragilizada, com dores, então..é bom dar um time, um tempo.

Mas saiba que as pedras surgem quando a ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e das substâncias presentes na bile, favorecendo a solidificação da mesma. Pode ocorrer por falta de água ou excesso de alguns dos componentes, particularmente colesterol e pigmentos.

Os principais fatores de risco são:

* Idade: incomum em pessoas jovens, o risco de se desenvolver colelitíase (cálculo na vesícula) é 4x maior a partir dos 40 anos de idade.
* Sexo: A pedra na vesícula é 3x mais comuns em mulheres do que em homens. A partir dos 60 anos essa diferença cai bastante, pela também queda dos níveis de estrogênio.
* Gravidez: pelo excesso de estrogênio durante a gestação
* Reposição hormonal: também pelo estrogênio
* Obesidade : é o principal fator em jovens, principalmente do sexo feminino
* História familiar positiva: parentes de 1º grau com história de pedras na vesícula aumenta em 2x o risco.
* Rápida perda de peso: grandes perdas de peso em pouco tempo ou dietas com muito baixa caloria também são fatores de risco
* Diabetes
* Cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA - Causas e Sintomas)
* Jejum prolongado: quanto maior o tempo da bile na vesícula, mais desidratada ela fica e maior o risco de formação de pedras

21 comentários:

  1. acho ridiculo, sao essas pessoas que nao
    tem o que fazer, e fica fazendo esses comentarios... isso é sério!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei me tirou algumas duvidas eu fiz a cirurgia de retirada da vesicula do modo aberto convencional dia 16 faz 7dias hoje, e gostaria de saber se posso manter relaçao sexual com meu companheiro ou não, ele ja ta louco ja fazem 20 dias que estamos no zero a zero. Por favor sejao legais e me ajudem me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O q tiver de fazer... faça com CINTA! (sem esquecer o amor e a camisinha,é claro.)kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. E bom vc esperar pelo menos ums 30 dias pq pode causar ernia

      Excluir
  3. Eu fiz essa cirurgia à 1 mês,e sexo só foi possível depois de 3 semanas.Já sem os pontos que são retirados com 7 dias. Com 15 dias até foi possível ter relação normal mas sem orgasmo,muita dor!Hj fazem 33 dias após cirurgia,ainda sinto um pouco dolorido,umas fisgadinhas dependendo do esforço físico.Respeite seu corpo,nada de malabarismo!Se o seu companheiro a ama ele vai respeita-la.Até porque existem outras maneiras de vc (deixar seu amor feliz) satisfazê-lo.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mellody! Diz aí essas outras maneiras... Fiquei interessado em saber... :D

      Excluir
    2. Estou nozero a zero

      Excluir
    3. Me ajudou muito, obrigada Mellody!

      Excluir
  4. No início, sem chances... comigo só foi acontecer 17 dias depois. Mas já me sentia bem, fisicamente, o suficiente para um "papai e mamãe ", por exemplo. Já tinha começado a trabalhar, enfim, cada um deve prestar atenção em como o corpo está reagindo no dia a dia. Na dúvida, converse com o médico que te operou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a sua foi no método convencional? Eu fiz no convencional faz 15 dias e está tudo dolorido ainda. Imagino como vai doer na hora de fazer amor já estou até nervosa.

      Excluir
  5. Olá, fiz a cirurgia dia 16 de agosto, meu namorado e eu não aguentamos mais pois antes da cirurgia já faziam 2 semanas que não faziamos sexo. Hoje é 30/08 fazem 15 dias exatos que fiz a cirurgia, me sinto ótima, sem dores algumas! só com muita von tade de transar, como nunca tive antes. Posso, ou tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fez? Correu tudo bem? Eu fiz no método convencional e vc? Faz 15 dias que eu fiz meu marido está me procurando a noite mas estou com muito medo por que ainda está dolorido.

      Excluir
    2. Boa. noite,eu fiz a cirurgia da visicula,esta com dez dias hoje,dia 24\10\2013,porem tivemos rlação ontem a noite,mas ainda não tirei os pontos,com maior cuidado,sempre é bom tomar um antiflamtório antes para evitar dor.foi muito prazerozo,mas com cuidado.Mari de Guarulhos

      Excluir
  6. pessoal fiz a cirurgia faz 26 dias to loka pra transar será que pode??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz no método convencional e vc? Faz 15 dias que eu fiz a cirurgia mas ainda está tudo dolorido. Meu marido quer Transar eu Tb mas estou com medo. E com vc correu tudo bem? Estou nervosa e com medo.

      Excluir
    2. fiz a cirurgia dia 10 no dia 19 fiz amor, só fiquei quetinho e deixei a patroa se vira nos 30 kkkkk

      Excluir
  7. noooooossaaaaaa eu não sabia que podia transar tão cedo assim!!!!!!!!! eu fiz essa cirurgia ja tem mais de mês e ainda to na seca rsrsrsrr

    ResponderExcluir
  8. Olha ontem fez 1 mês que fiz a Cirurgia aberta de vesícula..minha recuperação foi um pouco maior por um ponto não ter fechado..dai tive que continuar a fazer os curativos.e ontem após completar 1 mês fiz amor com meu namorado.Nao senti dor nenhuma,mas tbm não fiz muito esforço,foi mais pra matar a saudade.rs Mas correu tudo bem

    ResponderExcluir
  9. Tem uma semana que operei meu marido nem na mesma cama ele ta comigo com medo de me machucar ai tou loca de tesão ele ta com medoo aff .eu to louca!

    ResponderExcluir
  10. Operei dia 19 por videolabaroscopia no dia 21 eu e minha esposa ja estavamos fazendo amor, com muito cuidado e claro.

    ResponderExcluir