domingo, 15 de janeiro de 2012

três métodos principais de tratamento de cálculo biliar (pedra na vesícula) sem cirurgia

1. Farmacológica dissolução de cálculos biliares(Dissolução da droga de pedras, oral terapia holelitoliticheskaya)Conduzido drogas henodezoksiholevoy ou ácido ursodesoxicólico (I levou DENOMINAÇÕES COMUNS INTERNACIONAIS). No mesmo colesterol no intestino é absorvido e menos reduziu sua secreção na bile.Método adequado?

    
pedras devem ser cholesteric. Sua origem de colesterol pode ser provado por:
        
estudo da bile obtida por soar duodenal (duodeno - a 12-duodeno, a divisão inicial do intestino delgado)
        
Colecistografia Oral: Inside são agente radiopaco, que se acumula na bile, e depois fazer uma imagem. Pedras de colesterol encontrado em uma camada horizontal de um "flutuante" concreções. Eles rentgenonegativny, então não há nenhum atraso R-raios e não deixe que as sombras na imagem.
    
tamanho das pedras, de preferência 5 milímetros, mas não superior a 15 mm. As pedras maiores, o mais difícil de dissolver.
    
pedras não preencher mais da metade da vesícula biliar
    
contratilidade da vesícula biliar em dutos biliares são normais e bem passável
    
peso corporal normal
    
o paciente pode tomar a medicação regularmente e de forma contínua.Além disso, para excluir o uso de outras drogas que promovem a formação de cálculos (por exemplo, os estrógenos, que são parte de contraceptivos) ou dificultar a absorção do ácido ursodesoxicólico e henodezoksiholevoy (por exemplo, anti-ácidos, úlcera tomar para reduzir a acidez, colestiramina, é usado para capturar e saída colesterol).Em muitas doenças do trato digestivo (trato gastrointestinal) eo rim é o tratamento não pode ser realizado.Como é tratada?O curso do tratamento dura 6-24 meses, é controlado por duas vezes por ano sobre o ultra-som da vesícula biliar. Eficácia depende da dose e do tamanho das pedras e é de 40-80%.Efeitos colaterais: a alta taxa de recidiva após a interrupção do tratamento (10-70%). Na bile sobe novamente colesterol, e as condições para a formação de pedra. Obrigados a cumprir as medidas preventivas e tomar baixa (suporte) doses desses medicamentos.2. Extracorpórea por ondas de choque litotripsiaEsta fragmentação de cálculos biliares por meio de fatores externos física. Necessário focar com precisão a direção da onda de choque.Método adequado?Pacientes com uma quantidade pequena (não mais do que as unidades 3-4) pedras de colesterol sem calcificação de diâmetro e 3 cm Uma vez que há um impacto material sobre as pedras, o método não é utilizado para a coagulação do sangue, a presença de um marcapasso artificial, com uma série de doenças (colecistite crônica, pancreatite, úlceras).Como é tratada?Realizada de várias maneiras:

    
descarga de faísca debaixo d'água (uma almofada de água, uma membrana flexível)
    
Geração eletromagnética de ondas de choque
    
geração piezoelétrico de ondas de choque.Realizadas 1,7 sessões. As pedras são fragmentados (divididos) em partículas não maiores que 3 mm, que espontaneamente surgem nos ductos biliares em 12 de úlcera duodenal. Na prática, geralmente combinado com o método anterior.Efeitos colaterais: fácil supor que pode haver bloqueio do ducto biliar para o desenvolvimento da inflamação e icterícia. Além disso, devido à vibração dos fragmentos podem ser danificados parede da vesícula biliar. Se você ler o meu blog antes, você deve ter em mente que qualquer dano leva a uma reação inflamatória que termina com a formação de tecido conjuntivo (neste caso, adesões para o intestino, que pode causar a obstrução intestinal adesiva).oclusão do ducto biliar comum3. Percutânea trans holelitolizRaramente usado, pois se referem aos métodos invasivos (invasão Inglês - uma invasão).Método adequado?Você pode dissolver o colesterol não só mas também outros tipos de cálculos biliares. O número eo tamanho das pedras não têm valor. Ao contrário dos dois anteriores, este método pode ser usado não só em pacientes com colelitíase assintomáticos e pacientes com manifestações clínicas graves da doença.Como é tratada?Na vesícula biliar através da pele e do tecido do fígado cateter, que é injetado em 5-10 ml de uma mistura de medicamentos específicos. O procedimento deve ser repetido por 3-4 semanas pode ser dissolvida até 90% de concreções.


Tratamento não cirúrgico de cálculo biliar

Em pacientes com cálculos predominantemente de colesterol e sem evidência de complicações, existe a opção de tratamento através de medicamentos. Existe uma substância chamada ácido ursodesoxicólico, ou ursodiol, que dissolve esse tipo de cálculo. Através da tomografia computadorizada, muitas vezes é possível avaliar a composição das pedras e indicar o tratamento com medicamentos. O tratamento com este medicamento é muito lento e pode durar anos até que a pedra esteja totalmente dissolvida. Se o paciente teve cólica biliar, esse tipo de tratamento não é indicado, porque ninguém vai manter o paciente com dor por tanto tempo.

Existe até a opção de tratamento com ondas de choque (litotripsia), semelhante ao feito com a pedra nos rins.

O grande problema do tratamento não cirúrgico é a alta taxa de recorrência das pedras. Mais de 50% de pacientes voltam a apresentar pedras em um intervalo de 5 anos.


Os cálculos formados pelo uso do antibiótico ceftriaxona geralmente desaparecem espontaneamente algumas semanas após a suspensão da medicação.

Um comentário: