A vesícula quando está inflamada costuma doer ou dói na parte de cima do lado direito do abdômen. Seus sintomas incluem indigestão, enjoo, gases e inchaço abdominal. A vesícula inflamada pode matar se o órgão se romper devido à obstrução e houver infecção generalizada.
Suco de limão e o chá de erva-de-são-joão são remédios naturais para tomar e tratar a vesícula inflamada.
O tratamento para vesícula inflamada inclui, ainda, mudança na alimentação: exclusão de gorduras nocivas ao organismo e inclusão de alimentos depurativos e ricos em vitamina C. Em alguns casos, o uso de remédios e cirurgia são indicados.
Onde geralmente dói a Vesícula Inflamada?
A dor causada pela vesícula inflamada é sentida na parte superior do lado direito do abdômen que se estende para a parte direita das costas e para o braço direito, já que a vesícula fica localizada no lado direito do corpo, próxima ao fígado.
Essa dor pode surgir em forma de crise intensa que começa de repente e dura alguns minutos até desaparecer e voltar novamente, durando mais de 10 horas. A dor piora ao respirar, principalmente se houver cálculos biliares.
A vesícula inflamada pode provocar os seguintes sintomas:
- Inchaço abdominal e gases prolongados causados pela má digestão (por 10 dias ou mais);
- Enjoo e tontura, principalmente algum tempo após se alimentar;
- Dor e peso abdominal sentidos na parte de cima do lado direito do abdômen que irradia para o lado direito das costas e também para o braço direito;
- Urina escura e fezes soltas e acinzentadas;
- Mau hálito por tempo prolongado (mais de 10 dias) e febre;
- Icterícia: pele e olhos amarelados.
Tratamento para Vesícula Inflamada
O tratamento da vesícula inflamada ou preguiçosa inclui, primeiramente, a mudança na alimentação e nos hábitos. Deve-se eliminar:
- O consumo de gorduras nocivas ao organismo, como as gorduras trans e saturadas, presentes em frituras, alimentos embutidos, produtos industrializados, carnes gordas e doces;
- A soja, pois causa desequilíbrios hormonais que contribuem diretamente para problemas na vesícula;
- O consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar.
O que Comer para Tratar a Vesícula Inflamada?
Para tratar a vesícula inflamada, deve-se incluir na dieta alimentos depurativos e ricos em vitamina C, como maçã, uva, laranja, limão, acerola, morangos, abacaxi, beterraba, cenoura e pepino, além de:
Devem ser consumidas para evitar a prisão de ventre (presente em frutas como mamão e ameixa, alimentos e cereais integrais).
Tem efeito depurativo e ajuda na digestão. Todos os dias, ao acordar, tome um copo de suco de limão em jejum, feito com 4 limões e 1 copo de água morna ou em temperatura ambiente.
- Sal grosso, marinho ou sais de Epsom
Antes de dormir, beba 1 copo de água misturado com 1 colher de chá de sal grosso, sal marinho ou sais de Epsom para diminuir o desconforto causado pela inflamação na vesícula.
A cúrcuma ajuda a deixar a bile mais solúvel (líquida) na vesícula, enquanto o mel atua com suas propriedades anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica. Misture 1 colher de chá de cúrcuma em 1 colher de sopa de mel e tome uma vez ao dia.
Também pode ajudar porque equilibra o pH estomacal e combate a azia e a má digestão. Beba 50 ml de vinagre de maçã seguido de 240 ml de suco natural de maçã para obter alívio imediato sobre as dores na vesícula.
Não se esqueça de beber bastante água (1,5 ou 2 litros por dia). Quando o organismo está hidratado a bile desempenha o seu papel com muito mais eficácia e a digestão é facilitada.
Chás
Os melhores chás que auxiliam no tratamento da inflamação e também combatem as dores na vesícula incluem:
- Chá de erva-de-são-joão (contraindicado para gestantes e lactantes);
- Chá de alho (ferva 2 dentes de alho em 200 ml de água, coe e beba);
- Chá de dente de leão;
- Chá de quebra-pedra;
- Chá de alecrim;
- Chá de camomila e de hortelã: ajudam a dissolver os cálculos biliares menores a longo prazo (até um mês e meio).
Faça os chás de ervas em infusão: primeiro ferva a água, desligue o fogo e adicione 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Abafe o recipiente e espere de 5 a 10 minutos para coar e beber.
Compressas para Aliviar as Dores na Vesícula
- Compressas quentes na região onde a dor está concentrada ajudam a aliviar temporariamente as dores na vesícula – podem ser feitas com chá de camomila e sementes de linhaça;
- Compressas com óleo de mamona: possuem propriedades anti-inflamatória e analgésica potente. Encharque um pano com o óleo, retire o excesso e coloque sobre o local da dor. Cubra o pano com plástico filme e, acima dele, posicione uma compressa térmica ou pano molhado com água quente para potencializar o seu efeito. Deixe agir por 30 minutos.
Remédios para Vesícula Inflamada
- Ursodiol pode ser utilizado para dissolver os cálculos biliares, embora esse processo leve muito tempo;
- Antibióticos são aplicados na veia para prevenir ou combater infecções associadas à inflamação quando o paciente é diagnosticado com colecistite aguda (inflamação na vesícula) no hospital. Remédios para controlar enjoos e dores abdominais (se houver) também podem ser administrados.
Na ausência de maiores complicações, o paciente é liberado para casa para continuar o tratamento de acordo com a orientação médica. Para os cálculos maiores, a cirurgia é recomendada no período em que não há inflamação para não expor o paciente a maiores riscos.
Vesícula Inflamada Pode Matar?
Talvez. Se a inflamação da vesícula biliar é causada por cálculos biliares que obstruem completamente a saída da bile do órgão, a vesícula pode romper e expor o paciente a risco de morte por infecção generalizada.
Por que a Vesícula Inflama?
A principal causa para a vesícula inflamada é a presença de cálculos biliares (chamados popularmente de pedras na vesícula) que impedem a saída da bile para fora do órgão.
Essa inflamação, chamada de colecistite aguda, pode ou não estar associada à infecção bacteriana.