quinta-feira, 22 de março de 2018

Pedra na Vesícula, Qual o risco ?

1- É possível viver sem a vesícula?

A vesícula não é um órgão vital, portanto podemos viver sem ela. Nos primeiros anos após a cirurgia, o ideal é adotar uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos. Alguns pacientes podem sentir um aumento do trânsito intestinal, mas esse sintoma tende a melhorar com o passar dos anos.

2- É possível tratar a pedra na vesícula sem cirurgia?

Sim, mas somente em alguns casos, quando as pedras são formadas de colesterol e quando não há complicações, como infecção ou pancreatite. O problema de não retirar a vesícula é a questão da recorrência, ou seja, mesmo que o medicamento consiga derreter a pedra, outras podem aparecer. Estima-se que mais de 50% dos pacientes voltam a ter pedras em um intervalo de 5 anos.

3- Por que as pessoas com pedra na vesícula ficam com amarelão pelo corpo, se o problema não é no fígado?

Realmente, as pessoas costumam ligar o amarelão, chamado de icterícia, a problemas no fígado. Entretanto, quando o fígado não consegue transferir a bile para a vesícula, porque a pedra entupiu os canais biliares, vai para a corrente sanguínea, gerando o amarelão. Isso acontece porque a bile é uma substância amarelada.

4- Comer muita gordura pode levar a pessoa a desenvolver uma pedra na vesícula?

Comer muita gordura é prejudicial e pode provocar várias doenças, entre elas a pedra na vesícula. Alimentos gordurosos engordam, aumentam o colesterol e o triglicérides, podem entupir as artérias, causar acúmulo de gordura no fígado, levando a uma doença chamada de esteatose hepática. Enfim, como se vê, o consumo de gordura deve ser reduzido. Prefira as gorduras boas, presentes nas nozes, castanhas, azeite de oliva, no abacate, etc. Fique longe da gordura saturada, presente nas carnes gordas, na pele do frango, na gordura do porco, no leite integral, na manteiga, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário