sexta-feira, 13 de abril de 2018

O que fazer depois de retirar a vesícula ?

Diversas pessoas perguntaram por que se retira também a vesícula e não somente a pedra, e muitas outras preocupadas sobre as consequências de viver sem a vesícula biliar.
Por que se retira a vesícula inteira e não somente as pedras? Boa pergunta! O que acontece, na verdade, é que o que está doente é a sua vesícula e simplesmente retirar a pedra não resolveria o problema. Além disso, se ao manipular a pedra e ela se fragmentar e entrar na via biliar principal teríamos uma situação ainda mais grave e difícil para solucionar.
Até esse momento, a ciência não tem outra alternativa para tratar a colelitíase, ou seja, a pedra na vesícula a não ser operar, como já foi discutido em posts anteriores.


Pode-se até optar por não operar, especialmente os pacientes assintomáticos, desde que eles estejam cientes do risco de colecistite aguda (inflamação aguda na vesícula) e pancreatite aguda. Pessoalmente, tenho uma tendência em operar, especialmente os pacientes jovens e sem comorbidades, já que a cirurgia é simples e resolve definitivamente o problema.
Quando essa cirurgia é feita, ficamos sem a vesícula, que tem a função de armazenar a bile, um líquido esverdeado produzido pelo fígado, que facilita a atuação das enzimas digestivas sobre as gorduras, permitindo ao organismo absorver com mais facilidade as vitaminas vindas dos alimentos e, ainda, facilita o trânsito intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário